Comissão indígena divulga vídeo com “mensagem à bancada ruralista”

Índio guarani manda recado a deputados: "Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim"

“Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim”, afirma Miri (Imagem: Reprodução)
Escrito en BRASIL el
Índio guarani manda recado a deputados: "Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim" Por Igor Carvalho [caption id="attachment_30757" align="alignleft" width="300"] “Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim”, afirma Miri (Imagem: Reprodução)[/caption] Com o intuito de anunciar um ato para “reagir ao ataque dos ruralistas à Constituição Federal”, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) divulgou um vídeo intitulado “Mensagem à Bancada Ruralista”. No filme, o índio guarani Pedro Vicente Kara? Mir?, da aldeia Tenonde Porã, de São Paulo, falou diretamente aos deputados e lamentou o descaso dos parlamentares com a população indígena. “Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim.” Para Mir?, há uma tentativa da bancada ruralista de acabar com as comunidades indígenas. “Acham que se nos exterminarem ficará melhor para vocês”, afirmou o guarani, que questionou os parlamentares sobre a posse da terra. “Foram vocês que criaram essa terra para vocês mesmo? Eu não fiz a terra onde vivo, e nem vocês fizeram.” Leia Também: Terra para além das sepulturas e Justiça para além do capital Após afirmar que fica muito “irritado” com a atuação dos parlamentares, Mir? acusa os deputados de enganarem os índios e afirma: “Se quiserem me matar, podem me matar. Mas o meu espírito vocês não vão matar.” No vídeo, a Comissão afirma que a PEC 215 “ataca frontalmente os direitos indígenas”. O projeto torna a demarcação de terras indígenas competência do Poder Legislativo, retirando, assim, das Funai e do Ministério da Justiça tal responsabilidade. O ato será no dia 2 de outubro de 2013, no vão livre do MASP, às 17h. Confira o vídeo: