Escrito en
BRASIL
el
Jovens poderão procurar tratamento hormonal e psicológico a partir dos 16 anos
Por Redação
[caption id="attachment_23212" align="alignleft" width="420"] Ministério da Saúde vai reduzir de 21 para 18 anos a idade miníma para troca de sexo na rede pública (Foto: EBC)[/caption]
Uma portaria do Ministério da Saúde, que será publicada neste semana no Diário Oficial da União, vai autorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer, gratuitamente, a cirurgia para mudança de sexo aos 18 anos. Antes, a idade mínima para a realização do procedimento era de 21 anos.
O SUS garantirá, ainda, a operação de troca de sexo feminino para masculino. A portaria vai incluir o pagamento pela retirada de mamas, útero, ovário e a terapia hormonal para crescimento do clitóris. A construção do pênis não está inclusa, pois o Conselho Federal de Medicina não aprovou tecnicamente a cirurgia.
Para aderir ao procedimento de troca de sexo no SUS aos 18, o paciente deverá ter feito ao menos dois anos de acompanhamento psicológico, o que reduzirá também a a idade mínima para o tratamento hormonal e psicológico, que será feito agora aos 16.
Com informações do Estado de São Paulo.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar