Escrito en
BRASIL
el
Para deputado, “essa homenagem é um blefe. Chico Mendes foi um factoide criado pelas ONGs”
Por Redação
[caption id="attachment_33456" align="alignleft" width="300"] Bancada ruralista impede homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes (Foto: Reprodução/Youtube)[/caption]
O grupo de parlamentares que representa o setor do agronegócio se recusa a dar o nome de Chico Mendes ao plenário onde funciona a Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados. O projeto que autoriza o batismo do local com o nome do ambientalista foi aprovado há cinco meses, porém, ainda não se consumou. Os ruralistas, que são maioria e dominam a comissão, se colocaram como obstáculo à homenagem.
Em entrevista ao jornal O Globo, o deputado federal e produtor de arroz, Paulo César Quartiero (DEM-RR), atacou o seringueiro. “Essa homenagem é um blefe. Chico Mendes foi um factoide criado pelas ONGs.”
Chico Mendes foi um seringueiro e líder sindical assassinado pelos fazendeiros Darly Alves da Silva e Darly Alves Ferreira, em Xapuri, no Acre, em dezembro de 1998. Para conhecer mais sobre sua história, veja a edição especial de Fórum a seu respeito aqui.
Leia também:
Chico Mendes - 20 anos depois
Esse cara tá no New York Times
Mudanças que vieram pra ficar