O programa Fórum Sindical entrevistou a professora Socorro Nunes, coordenadora de uma pesquisa sobre ensino remoto na pandemia, focando o estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O estudo foi realizado por 117 pesquisadores de 29 universidades brasileiras. Participaram da pesquisa 14.730 docentes da educação básica em 18 Estados do País. O relatório parcial pode ser lido aqui.
A investigação detalha o cenário de exclusão de alunos e dificuldades no ensino remoto: cerca de 71,58% das professoras entrevistadas (90% da amostra da pesquisa são mulheres), relatam que a sala de aula na pandemia se reduz à tela de um celular com formação de turmas no WhatsApp.
Assista ao debate com a participação do professor Daniel Cara e das professoras Denise Romano (SindUTE-MG) e Vilmara Pereira do Carmo (Sinpro-DF).
Ciclo de debates com as professoras alfabetizadoras da pesquisa
Agora, as pesquisadoras iniciam um ciclo de debates com os sujeitos da pesquisa: as professoras afabetizadoras.
De acordo com a coordenadora do estudo, professora Socorro Nunes: "Trata-se de um ciclo de seminários da rede de pesquisa sobre a alfabetização na pandemia da covid. As mesas são compostas por pesquisadoras de vários estados que irão debater o tema com professoras alfabetizadoras de escolas públicas do país."
Os debates serão transmitidos pelo canal do YouTube Alfabetização em Rede.
Acompanhe a programação