Escrito en
BLOGS
el
Um vídeo do grupo de mulheres ritmistas Ilú Obá de Min homenageando a vereadora Marielle Franco e pedindo justiça pela sua execução emocionou as redes e viralizou. O vídeo, feito na Avenida Paulista na última segunda-feira (19) já conta com quase 800 mil visualizações.
O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher.
De acordo com o seu site, Ilú Obá de Min em Yorubá significa: Mãos femininas que tocam tambor para Xangô.
O Ilú Obá De Min surgiu após vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais por suas dirigentes Beth Beli e Adriana Aragão e iniciou suas atividades em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006.
O objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para ideias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.