Escrito en
BLOGS
el
Com jeitão de propaganda de margarina, o governo Temer publicou uma meia página dupla no jornal O Globo desta quinta-feira (22) em que se jacta de garantir a segurança no Rio de Janeiro.
Em duas meias páginas, apenas no Globo, um anúncio – sem assinatura de agência – vendendo a ideia de que a vitória na intervenção militar no Rio é só uma questão de tempo. “O governo, que está tirando o país da maior recessão de sua história, agora vai tirar o Rio de Janeiro das mãos da violência”.
De novo, a imagem de uma família branca e sorridente, dessa vez com a praia do Leblon ao fundo. Numa leitura subliminar: ataca-se os morros e comunidades com pobres – não se tem notícia de cercos a prédios na Vieira Souto ou a condomínios na Barra da Tijuca -, devolve-se a paz à classe média e aos ricos da Zona Sul.
Apenas o custo deste anúncio, de acordo com tabela de preços da Editora Globo, fica em R$ 551,624,00, incluindo a produção.
Desde meados de 2017 o governo gastou uma pequena fortuna em inserções, especialmente na TV aberta, com mensagens a favor da reforma da Previdência. Quem passou nas últimas semanas pelos aeroportos brasileiros também viu banners e vídeos nesse sentido. No ano passado, o governo destinou 170 milhões para despesas com comunicação no Orçamento.
Entre janeiro e junho, havia executado 100 milhões, incluídos os anúncios em defesa da reforma da Previdência. De acordo com informações veiculadas em dezembro, à época a equipe de comunicação do Planalto planejava outros 72 milhões nos últimos dias para tentar diminuir a resistência da opinião pública e reduzir o temor de sua base de enfrentar as urnas no ano que vem.
Com informações de Os Divergentes