Escrito en
BLOGS
el
A mudança se deve ao fato de que, em certas línguas, como o japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem.
Da Redação*
O Twitter acaba de mudar o limite de 140 para 280 caracteres para alguns de seus usuários. Trata-se de uma medida experimental. Foi apresentada como um esforço para incentivar o uso do Twitter de forma mais ativa.
Aliza Rosen e Ikuhiro Ihara, gerente de produto e engenheiro de software respectivamente, explicam a motivação dessa mudança: “Tentar comprimir seus pensamentos em um tuite – já aconteceu com todos –, às vezes pode ser complicado. É curioso porque isso não significa um problema em todas as línguas que usam Twitter”. Os dois fizeram comparações entre eles, entre o inglês e o japonês, os idiomas nativos de cada um. Descobriram que às vezes ela desistia, enquanto que para ele sobrava espaço. Em seus estudos viram como em japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem.
A mudança vai ocorrer em alguns perfis, mas não especificaram quais
A mudança vai ocorrer apenas em alguns perfis, mas não especificaram quais: “Queremos que todas as pessoas ao redor do mundo possam se expressar facilmente no Twitter, por isso estamos fazendo algo novo: vamos testar um limite maior de caracteres, 280, para os idiomas afetados pela necessidade de comprimir ideias (que são a maioria, exceto japonês, chinês e coreano). Apesar de que só estará disponível para um pequeno grupo de pessoas, queremos ser transparentes e contar por que estamos tão animados com esse teste”.
O plano é recolher dados e, se funcionar, ampliar para todos. No Twitter são conscientes de que qualquer mudança em sua comunidade desperta uma tempestade de reações “Twitter é brevidade. Isso é o que faz com que seja a melhor maneira de ver o que está acontecendo. Os tuites recolhem, de forma concisa, a informação ou os pensamentos que importam. E isso é algo que nunca vai mudar. Entendemos que, como muitos de vocês tuitam há anos, pode ser que sintam um apego emocional aos 140 caracteres, também aconteceu com a gente”.
Desde a volta de Jack Dorsey ao Twitter, a rede social realizou uma série de mudanças. Agora a inclusão de uma foto não diminui os caracteres da mensagem, trocaram a estrela para marcar um tuite como favorito por um coração, como faz a maioria das redes sociais. Com essas mudanças viram como o uso diário e a recorrência dos usuários é maior. Seus últimos resultados financeiros refletem um aumento do uso diário de 12% durante os três últimos trimestres.
O Assunto chegou a primeiro lugar no trend toics do próprio Twitter. Vários internautas se manifestaram contra. A maioria dos memes acusa o Twitter de se parecer com o Facebook. Veja alguns exemplos abaixo:
140 toques era um exercício de síntese. gerou girias,criou linguagens,foi genial. 280 é o prolixo,o preguiçoso, o triunfo da mediocridade
— rosana hermann (@rosana) 27 de setembro de 2017
luto 140 caracteres
— fresk (@davifrekman) 27 de setembro de 2017
quem será a próxima vítima da Facebookalizacao????? #twitter280 pic.twitter.com/xES14EH99v
e agora? onde vou utilizar meus dons de abreviação?#twitter280
— detremura (@detremura) 27 de setembro de 2017
Quem foi que deixou isso acontecer?! EU NAO ACEITO! #twitter280 pic.twitter.com/eHzVLjZ0jM
— El Tintilo (@tintilo) 27 de setembro de 2017
Você sabe que o Twitter com 280 caracteres será um desastre quando lembra que a família Bolsonaro usa a rede social. #twitter280
— Kallil Oliveira (@kallilolv) 27 de setembro de 2017
*Com informações do El PaísO que vou escrever com 280 caracteres, um artigo científico? #twitter280
— Victor Sérgio (@victorsergio) 27 de setembro de 2017