Twitter aumenta limite de 140 para 280 caracteres por mensagem em alguns países

A mudança se deve ao fato de que, em certas línguas, como o japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem.

Escrito en BLOGS el
A mudança se deve ao fato de que, em certas línguas, como o japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem. Da Redação* O Twitter acaba de mudar o limite de 140 para 280 caracteres para alguns de seus usuários. Trata-se de uma medida experimental. Foi apresentada como um esforço para incentivar o uso do Twitter de forma mais ativa. Aliza Rosen e Ikuhiro Ihara, gerente de produto e engenheiro de software respectivamente, explicam a motivação dessa mudança: “Tentar comprimir seus pensamentos em um tuite – já aconteceu com todos –, às vezes pode ser complicado. É curioso porque isso não significa um problema em todas as línguas que usam Twitter”. Os dois fizeram comparações entre eles, entre o inglês e o japonês, os idiomas nativos de cada um. Descobriram que às vezes ela desistia, enquanto que para ele sobrava espaço. Em seus estudos viram como em japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem. A mudança vai ocorrer em alguns perfis, mas não especificaram quais A mudança vai ocorrer apenas em alguns perfis, mas não especificaram quais: “Queremos que todas as pessoas ao redor do mundo possam se expressar facilmente no Twitter, por isso estamos fazendo algo novo: vamos testar um limite maior de caracteres, 280, para os idiomas afetados pela necessidade de comprimir ideias (que são a maioria, exceto japonês, chinês e coreano). Apesar de que só estará disponível para um pequeno grupo de pessoas, queremos ser transparentes e contar por que estamos tão animados com esse teste”. O plano é recolher dados e, se funcionar, ampliar para todos. No Twitter são conscientes de que qualquer mudança em sua comunidade desperta uma tempestade de reações “Twitter é brevidade. Isso é o que faz com que seja a melhor maneira de ver o que está acontecendo. Os tuites recolhem, de forma concisa, a informação ou os pensamentos que importam. E isso é algo que nunca vai mudar. Entendemos que, como muitos de vocês tuitam há anos, pode ser que sintam um apego emocional aos 140 caracteres, também aconteceu com a gente”. Desde a volta de Jack Dorsey ao Twitter, a rede social realizou uma série de mudanças. Agora a inclusão de uma foto não diminui os caracteres da mensagem, trocaram a estrela para marcar um tuite como favorito por um coração, como faz a maioria das redes sociais. Com essas mudanças viram como o uso diário e a recorrência dos usuários é maior. Seus últimos resultados financeiros refletem um aumento do uso diário de 12% durante os três últimos trimestres. O Assunto chegou a primeiro lugar no trend toics do próprio Twitter. Vários internautas se manifestaram contra. A maioria dos memes acusa o Twitter de se parecer com o Facebook. Veja alguns exemplos abaixo: *Com informações do El País