Escrito en
BLOGS
el
Youtuber afirmou ter rejeitado por ser contra a proposta e por não realizar campanhas que precisem fingir serem espontâneas; MEC pagou R$ 295 mil para outros seis "influenciadores digitais" em troca de elogios à reforma
Por Redação
Na última sexta-feira (17), o youtuber Felipe Neto afirmou que foi procurado para fazer propaganda, encomendada pelo Ministério da Educação (MEC), sobre a reforma do Ensino Médio.
No Twitter, ele disse que rejeitou a proposta e que não realiza campanha em que precisa "fingir que é 100% espontânea"."Eu prefiro que meu público saiba que está vendo uma publicidade", argumentou.
"No fim, eu também recusei por outro motivo: a reforma do Ensino Médio é uma bosta. A educação no Brasil está errada do início ao fim", prosseguiu. O MEC confirmou que pagou R$ 295 mil para seis "influenciadores digitais" fazerem elogios ao assunto.
Os jovens que realizaram os vídeos foram muito criticados nas redes sociais por não terem informado ao público que foram pagos para isso.
1) Sim, eu fui um dos canais procurados q rejeitou receber dinheiro pra falar bem da reforma do Ensino Médio. E eu explico o motivo.
— Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
2) Eu já errei com publicidade no passado, já fiz de maneira velada, tentando fingir q não era pago, eu tava aprendendo e cometi erros. — Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
3) Hoje, não faço mais campanha q precisa fingir q é 100% espontânea. Eu prefiro q meu público saiba q tá vendo uma publicidade.
— Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
4) Eu acho q todos os youtubers precisam começar a agir dessa forma, por respeito ao público e para seguir as normas da publicidade. — Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
5) Mas no fim eu tb recusei por outro motivo: a reforma do Ensino Médio é uma bosta. A Educação no Brasil está errada do início ao fim.
— Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
Que fique claro q não estou criticando os canais q fizeram a campanha da reforma do Ensino Médio. Somos todos novatos nesse mundo. — Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017
Foto: DivulgaçãoA única reflexão q proponho é essa: youtubers, vamos pensar antes de aceitar grana pra fingir q não recebemos pra falar sobre algo.
— Felipe Neto (@felipeneto) 17 de fevereiro de 2017