Espaço para discutir a cultura em tempos de multiconexão. Cinema, música, teatro, TV, internet e mais.
Propaganda acusada de machismo ganha Leão de Bronze em Cannes e gera revolta na internet
As frases da peça publicitária da Aspirina remeteriam, de acordo com internautas, a uma situação em que o homem estaria mentindo para a mulher ao afirmar que, por exemplo, não está "gravando isso" - dando a entender que se trata de uma gravação poderia gerar um "revenge porn"
Por Redação
A campanha da marca da Aspirina, da Bayer, está causando revolta nas redes sociais. A propaganda criada pela agência AlmapBBDO para a Aspirina e para a versão do comprimido com cafeína CafiAspirina usa três frases que são compostas por duas cores que supostamente se contrapõe.
A cor verde é usada para uma frase que traz "dor de cabeça" e automaticamente remeteria a Aspirina, a cor vermelha contraria a primeira frase para remeter a CafiAspirina.
A propaganda ganhou o Leão de Bronze no Festival de Cannes deste ano, uma das maiores premiações dadas para a indústria publicitária. As frases são:
- "Relaxa, até parece que estou gravando isso".MP3
- "Calma amor, não estou filmando isso".MOV
- "Tá tudo bem, não estou anotando nada".DOC
Pelas redes sociais, internautas classificaram a propaganda como uma incitação ao machismo.
"Ei AlmapBBDO, é sério mesmo que vocês acharam que dizer em uma campanha publicitária, que compartilhar fotos e vídeos íntimos daria dor de cabeça e para RESOLVER esse incômodo seria só tomar uma Aspirina?", escreveu uma usuária do Facebook em uma publicação que já tem mais de 400 compartilhamentos.
Confira algumas outras críticas:



O que dizer sobre a propaganda da Aspirina? Não tenho palavras, além de "quem aprovou isso?".
— Laura Rubianes (@LauraRubianes) 23 de junho de 2016
estou assustadíssima com a campanha .mov da almap pra aspirina aí a desgraça ganhou bronze em cannes vai tomar no cu — Awa Maia (@AwaMaia) 23 de junho de 2016
acho que entendi o ~conceito da aspirina pic.twitter.com/LGcSGMqmk6
— menão isente (@vimenegolo) 23 de junho de 2016
Uma vergonha essa campanha da Aspirina ganhar Cannes. — bi de bibi (@_mbiianca) 23 de junho de 2016
This shouldn't be "award-winning creative" @Cannes_Lions #RapeCulture #Aspirina #AllTimeLow #DoBetter pic.twitter.com/UJwmg0tthJ
— Lindsay Hittner (@HittHappens) 23 de junho de 2016
Será que pra escrotidão é só tomar aspirina ou tem que ganhar prêmio em Cannes? pic.twitter.com/lyeFNf5R4v — sou camila (@camisfontenele) 23 de junho de 2016
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar