Escrito en
BLOGS
el
A empresa responsável pela barragem que se rompeu em Mariana (MG) veiculou uma peça publicitária na TV, em horário nobre, em que utiliza trabalhadores da companhia para mostrar "o outro lado" da empresa; nas redes, internautas não se comoveram: "Samarco gasta dinheiro em horário nobre enquanto se recusa a ajudar as vítimas"
Por Redação
Responsável pela construção e administração da barragem que se rompeu em Mariana (MG) no ano passado e que causou o maior desastre ambiental do país, a mineradora Samarco vem tentando, por meio de uma peça publicitária, melhorar sua imagem diante da sociedade. Em comercial que começou a ser veiculado na TV em horário nobre no último domingo (13), a companhia tenta sensibilizar as pessoas utilizando funcionários da empresa para, de forma "humanizada", mostrar "o outro lado" e os supostos esforços que vem desempenhando para recuperar a água do Rio Doce e amenizar os impactos causados pelo mar de lama que invadiu Minas Gerais e Espírito Santo.
"De repente a gente amanheceu com essa missão de ajudar as pessoas", diz uma funcionária no vídeo, seguida por outro trabalhador que diz "A gente abriu os braços e falou: estamos aqui".
O efeito da peça, ao menos na internet, no entanto, foi completamente o contrário do esperado. Nas redes sociais, a reação negativa entre os internautas foi praticamente unânime. A palavra "Samarco" chegou a ser uma das mais mencionadas do Twitter na noite desta segunda-feira (15), após a veiculação do comercial no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo , mas todos os tuítes em que ela apareceu foi em tom de crítica. Revoltados, internautas questionaram como uma empresa que teve os bens bloqueados pela Justiça e que se recusou a pagar indenizações aos atingidos pela tragédia gasta recursos com um comercial em horário nobre.
Empresas tentando limpar a imagem ruim descaradamente... Há um ano, a Petrobrás e agora a Samarco...
— carolina mayumi (@carolinam) 16 fevereiro 2016
https://t.co/5ej9rp6yRW E ainda não acredito que existe esse nível de fdputisse... — Kaue Krischnegg (@KaueKGG) 16 fevereiro 2016
Continuo indignado com a cara de pai da #Samarco de colocar nomeio do jornal nacional uma propaganda de auto elogio.
— Tales Loyelo (@tloyelo) 16 fevereiro 2016
O triste não é a Samarco veicular em cadeia nacional que não poupou esforços para reparar os danos causados. O... https://t.co/vVjqq9HRqI — BruxãO (@brux027) 16 fevereiro 2016
Houvesse vergonha na cara, Globo simplesmente recusaria veicular comercial da Samarco no intervalo do Jornal Nacional. Não há, pelo jeito.
— Igor Natusch (@igornatusch) 16 fevereiro 2016
Propaganda da Samarco pra melhorar a imagem, no JN. É o cu da peruca, né? — Fernando Vives (@fdvives) 15 fevereiro 2016
100 dias de tragédia do Rio Doce. Nenhuma multa paga. Ninguém preso. Propaganda da Samarco no Fantástico é um insulto às vítimas e todxs nós
— Ivan Moraes Filho (@ivanmoraesfilho) 15 fevereiro 2016