Escrito en
BLOGS
el
A matéria "Escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente, diz ministra na Venezuela" foi baseada em uma notícia falsa do site humorístico 'Un Mundo Triangular', uma espécie de 'Sensacionalista' venezuelano; ministra entrou em contato com o portal, que deletou a matéria e publicou uma errata, sem pedir desculpas aos leitores, que criticaram: "É o jornalismo descendo a ladeira"
Por Redação
A internet, apesar de ajudar o trabalho jornalístico com toda a velocidade e conectividade que oferece, também é repleta de boatos, brincadeiras e 'pegadinhas' e pode pregar muitas peças. Quem caiu em uma delas, dessa vez, foi o portal UOL, um dos mais acessados e lidos do país. Na tarde desta quinta-feira (28), o site publicou uma notícia em que atribuía supostas declarações no mínimo bizarras à ministra da Saúde venezuelana: "Escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente, diz ministra na Venezuela", dizia a chamada da nota, que ganhou destaque no portal.
A matéria, na verdade, foi feita com base em uma notícia falsa veiculada, à princípio, pelo site humorístico Un Mundo Triangular, uma espécie de 'Sensacionalista' venezuelano. Depois do UOL, outros sites seguiram a "barrigada" e reproduziram a mesma notícia, como o Correio do Estado e o Vox Internacional.
Pouco tempo depois da veiculação da notícia falsa como se fosse verdadeira, no entanto, a ministra da saúde da Venezuela, via assessoria de imprensa, entrou em contato com o site brasileiro desmentindo a informação. O UOL, por sua vez, divulgou uma errata informando o deslize, sem, no entanto, pedir desculpas aos leitores.
"Via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito. Segundo o site, ela teria dito que falta pasta de dente no país porque as pessoas fazem escovação três vezes ao dia. Segundo ela, essa e outras declarações foram inventadas", diz a errata.
Nas redes sociais, internautas criticaram. "É o jornalismo descendo a ladeira", comentou um leitor. "E a Falha se supera, again. O UOL reproduziu matéria do, digamos, Sensacionalista da Venezuela como se fosse verdadeira", escreveu um usuário do Twitter.