Escrito en
BLOGS
el
Esta informação da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo (ver aqui), coloca mais um dado importante na polêmica Gilmar Mendes/Lula/Jobim: uma ligação de José Serra para Nelson Jobim para que ele desse seu testemunho da reunião para a revista Veja.
Apesar do pouco destaque dado pela mídia (foi uma pequena nota em uma seção com cara de colunismo social no caderno de cultura e variedades), ela dá indícios fortes de que toda a ação – a fala de Mendes, a “reportagem” da revista Veja e o escândalo provocado a partir disto – é fruto de uma armação em que o tucano está no centro. Afinal de contas, José Serra virou pauteiro da revista Veja?
Mas parece que o tiro saiu pela culatra, pois Jobim desmentiu Mendes. Na nota do portal UOL: “Escaldado, Jobim disse não ter presenciado nada beligerante na conversa entre os dois, que ocorreu em seu escritório, em Brasília.”
À medida que o tempo vai passando, a tentativa de um novo escândalo para envolver o PT vai se esvaziando e o centro de tudo, o ministro Gilmar Mendes se enrola em novas explicações que mais parecem aquelas embromações de aluno não preparado em provas dissertativas.
Mas o mais grave de tudo isto é o ativismo de um ministro do Supremo e uma revista de informação em prol de um partido político, com a participação direta de uma liderança deste partido. Isto é um escândalo que deveria ser investigado, mas provavelmente será abafado pelo PIG.