Pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE) fizeram uma descoberta importante para entender se os cães entendem palavras.
Basicamente, através do uso de diversos eletrodos não invasivos, eles mediram a atividade cerebral de dezoito cães para tentar entender se palavras e objetos tinham relação dentro da cabeça dos animais.
A ideia era tentar entender o porquê de cães, por exemplo, aparentarem para os seus donos que entendem diferentes palavras e entonações.
Então, os cientistas fizeram uma série de testes e publicaram seus resultados na revista Current Biology, uma das principais publicações no tema.
Segundo a conclusão da pesquisa, é fato que "nos cães, ouvir o nome do seu brinquedo preferido ativa a memória do objeto".
Então, basicamente, por mais que seu vocabulário seja pequeno, os cães entendem várias palavras e as associam com determinados objetos e atividades.
E mais do que isso: eles conseguem visualizar isso através da imaginação. Segundo o estudo, o processamento semântico foi observado em 14 cães.
"Não importa quão grande seja o vocabulário do cão, a mente do cão é capaz de evocar a representação mental associada a uma palavra quando a ouve. Portanto, parece que esta habilidade não é específica apenas de alguns indivíduos com um número excepcionalmente grande de palavras de vocabulário, mas está presente em cães em geral”, explica Marianna Boros, coautora do estudo.