Os cachorrinhos Meggie e Apollo viralizaram no TikTok depois de sua tutora registrar a cena em que a cadela acorda seu irmão, que é surdo, para recebê-la ao chegar em casa. Os cães da raça chihuahua têm um perfil na internet, que mostra o dia a dia da dupla - “Irmãos de coração, parceiros de vida!”, diz a descrição da conta.
Os pets demonstram uma relação de cumplicidade através dos vídeos compartilhados: brincam, bagunçam e usam looks combinando. Além das peripécias dos animaizinhos, a tutora responsável utiliza da fofura para desestigmatizar o preconceito que animais com deficiência passam por serem diferentes, ao dividir um dia a dia comum, embora adaptado, para cuidar de Meggie e Apollo.
A surdez nos cães não é causada apenas por conta do avanço de idade: fatores genéticos, síndromes, doenças e condições físicas também acarretam na deficiência. Caso o animal lata muito alto, faça barulhos em momentos inconvenientes e ignore comandos, o recomendado é levá-lo ao médico veterinário.
Saiba alguns dos cuidados necessários para atentar-se na criação de animais surdos:
-
Estímulos nos outros sentidos do bicho são bem-vindos. Assim, ele conseguirá aguçar outras habilidades e conseguirá se adaptar melhor. Outro ponto é que o cão costuma ser mais agitado e isso o entretém, gastando sua energia. Gestos calmos do tutor ao chamá-lo podem ter mais resultado, também.
-
Utilize táticas para identificação. Já que seu cachorrinho não irá te responder quando você o chamar, colocar uma coleira com sinal sonoro, por exemplo, pode facilitar o cuidado com ele.
-
Tenha cuidado com a alimentação, pois quando o animal adoece, seus sentidos podem ser atingidos, o deixando mais vulnerável.
Meggie e Apollo acumulam 38 mil seguidores no TikTok e Instagram.