Atração do festival de música Primavera Sound neste sábado (2), o cantor brasileiro MC Bin Laden cogita alterar seu nome artístico em razão das dificuldades na formação de parcerias internacionais. O artista é popularmente conhecido pelas músicas "Bololo Haha", "Tá tranquilo, tá favorável" e "Controlah"
O vulgo de Jefferson Cristian Santos Lima o preocupa, segundo reportagem do Uol. Em meio ao sucesso de suas músicas no exterior, ele avalia que "Bin Laden" – oriundo do nome Osama Bin Laden, fundador do grupo terrorista Al Qaeda – cria dificuldades nas parcerias internacionais: "Gringos veem meu nome como sátira, como deboche. Eles nem perguntam", explica.
Te podría interesar
O músico relata que seu nome artístico o impediu de tirar um visto para se apresentar nos Estados Unidos, em 2016. Na ocasião, Bin Laden precisou fazer um exame toxicológico que não foi apresentado a tempo do embarque. O atraso foi noticiado como se ele estivesse falhado no teste.
Ele se defende das alegações de uso de drogas: "O que eu mais uso é whey, creatina, muito frango e salada. Às vezes tomo uma brejinha [cerveja], mas nada fora do comum".
Te podría interesar
Escolhido quando ele era mais jovem, o apelido o incomoda: "Quando a gente escolheu esse nome, eu era muito novo, não tinha noção de nada, achava que a vida era um arco-íris, não levava a vida tão a sério. Era largado para tudo, não ligava para nada. Depois que eu entendi o significado, eu quis trocar".
Se o público aceitar, eu quero fazer essa troca. Seria importante para minha carreira, para [alinhar] com aquilo que penso, com aquilo que acredito.
Ele aponta que a falta de valorização de sua música no Brasil o faz voltar os olhos ao mercado internacional: "Queria que a gente fosse mais reconhecido aqui, que entendessem esse funk mais underground. Como não tem esse reconhecimento, dou preferência a esses trabalhos internacionais", diz.
A galera valoriza mais meu som. Na hora que a nota chegou, eu nem acreditei.
Após o lançamento de "Controllah", música feita em parceria com a banda estadunidense de rock virtual Gorillaz, ele ganhou muito destaque nos charts dos Estados Unidos e lhe rendeu parceria com a cantora de pop Charlie XCX: "Eu nunca imaginei fazer colaboração com artistas internacionais".
Eu achava que eu ia só fazer aquele funk que ia estourar ali na quebrada, ali no bairro, ali na favela. [...] São coisas que eu não imaginava, não acreditava que poderiam acontecer e hoje estão acontecendo.