TELEVISÃO

Cancelado, José Mayer se revolta com TV Globo: “Empresa nefasta”

O ator tem 73 anos e sofre de Granumatose de Wegener, uma doença autoimune que afeta os sistemas circulatório, respiratório e os rins; Em 2017, uma acusação de assédio sexual o afastou da televisão

José Mayer, 73 anos.Cancelado, José Mayer se revolta com TV Globo: “Empresa nefasta”Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BLOGS el

O ator José Mayer, de 73 anos, famoso por interpretar os galãs mais cafajestes das novelas da TV Globo por décadas, ficou revoltado com uma postura da emissora que vetou seu nome no programa Encontro da última terça-feira (14) e se pronunciou na noite desta quinta (16) sobre o episódio. Ele está afastado da televisão há 6 anos após ter sido acusado de protagonizar um escândalo de assédio sexual.

No episódio desta semana, a direção do programa cortou uma fala da atriz Christiane Torloni, convidada para falar sobre o aniversário de 90 anos do autor de novelas Manoel Carlos. Torloni contracenou em Mayer em Mulheres Apaixonadas (2003), do autor veterano.

Em dado momento do programa, a atriz lembrou do colega, que passou recentemente por problemas de saúde. “Eu sei que o Zé está passando por um momento de saúde complicado e espero que ele possa superar isso para voltar à cena”, afirmou. O problema é que ela seguiria falando, mas foi cortada pela apresentadora do Encontro. “É maneco, fica aqui a nossa homenagem a você”, exclamou Patrícia Poeta, como que mudando de assunto.

No Instagram, José Mayer se pronunciou sobre o episódio. “Querida Torloni, apesar do desrespeito desta nefasta empresa, seu carinho aqueceu meu exausto coração. Um beijo carinhoso do seu parceiro”, escreveu.

Mayer sofre de Granumatose de Wegener, uma doença autoimune que afeta os sistemas circulatório, respiratório e os rins. O ator esteve internado na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro, ao longo de fevereiro.

Relembre a acusação de assédio sexual

Em abril de 2017, um relato em primeira pessoa da figurinista Susllem Tonani acusava José Mayer de assédio sexual. O texto foi publicado na Folha e fazia parte do blog #Agoraéquesãoelas, que trata de casos desta natureza. No texto, narrou uma série de episódios em que teria sido constrangida sexualmente pelo ator.

“Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse esse era seu desejo antigo”, escreveu a figurinista.

Na época o ator publicou uma carta na qual se desculpou publicamente com a figurinista e reconheceu a sua conduta como uma “brincadeira de cunho machista”. Também disse que não tinha a intenção de ofender a profissional e que é responsável pelos erros que comete. É claro que pegou muito mal na internet.

Após a repercussão do caso, o ator optou por afastar-se da televisão. Desde então, Mayer vive em Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com Vera Fajardo, com quem é casado.