Discurso de ódio

BBB 23: A reação de Fred Nicácio ao saber que foi vítima de intolerância religiosa

Antes de ser eliminado do jogo, o médico foi acusado pelos colegas de confinamento de praticar "bruxaria" contra eles

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
BBB 23: A reação de Fred Nicácio ao saber que foi vítima de intolerância religiosa
BBB 23: A reação de Fred Nicácio ao saber que foi vítima de intolerância religiosa. Reprodução/ TV Globo

No paredão da noite desta terça-feira (28), o médico Fred Nicácio foi eliminado com 62,94% dos votos. Nas últimas três semanas, Nicácio havia se tornado o alvo preferencial da casa para ser eliminado. 

Logo após deixar o jogo, Fred Nicácio participou do Bate Papo BBB e, durante a sua entrevista, foi apresentado ao médico vídeo em que mostra Key Alves, Cristian e Gustavo desferindo discurso de ódio contra a sua religião. O médico é praticante do Ifá, religião de matriz africana oriunda da Nigéria. 

A cena começa com o eliminado Cristian, que chama os colegas e inventa que Nicácio teria feito uma espécie de "trabalho espiritual" para prejudicar os confinados da casa. “Vocês não viram? Eu não sei se ele saiu depois. Acordei e ele estava parado na frente da cama de vocês. Não sei o que ele fez, estou cagado de medo. Ele estava parado, fazendo uns negócios com os negócios dele. Comecei a ficar mal e rezei”, afirmou.

“Nem f*, pode parar com essa p*. Eu falei que não estou louca. Vou apertar o botão, não fico aqui com isso acontecendo”, rebateu Key Alves.

Ao tomar conhecimento do diálogo entre Cristian, Key e Gustavo, Fred Nicácio fica consternado e chora. Após se restabelecer, Nicácio afirma que o discurso dos três "mata pessoas no Brasil". 

"isso é intolerância religiosa. Isso mata pessoas no Brasil inteiro. Isso aniquila pessoas. Isso é muito grave. Isso machuca muito. Eu jamais poderia imaginar que isso estava acontecendo. E é muito sério você associar religiões de matrizes africanas com maldade, desejos ruins. O que há de mal nisso? Eu quero que alguém levante a voz me diga", afirmou Fred Nicácio.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum