TELEVISÃO

José Mayer finalmente abre o jogo sobre acusação de assédio na Globo

O ator de 73 anos está afastado das telas desde 2017, quando acusação foi tornada pública; Ele esteve internado nos últimos dias e esta é a primeira vez que se pronuncia sobre o episódio

José Meyer.José Meyer finalmente abre o jogo sobre acusação de assédio na GloboCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BLOGS el

O ator José Mayer, afastado da TV Globo desde 2017 quando veio à público uma acusação de assédio sexual praticado por ele na emissora, abriu o jogo nesta terça-feira (28) e finalmente se pronunciou sobre o episódio, mais de 5 anos depois. A declaração foi dada para o programa da Sonia Abrão, ‘A Tarde é Sua’, quando enviou uma mensagem para falar sobre seu estado de saúde, e aproveitou para comentar o caso.

O ator de 73 anos esteve internado na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro, ao longo dos últimos 9 dias. Ele passou mal na última semana por conta de problemas respiratórios e passou por exames durante os dias em que esteve internado. Tava alta na última segunda-feira (27).

“Na verdade o que eu tive foi uma doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017, quando acabei optando pelo silêncio e pelo abandono da minha profissão de ator, um ano antes de completar 50 anos de carreira. Me tornei uma espécie de ‘símbolo’ do velho homem machista pela repetição de tantos personagens com este perfil, acabei virando um alvo um tanto óbvio, mas concordo que a reconstrução de novos valores da masculinidade é, sim, uma necessidade dos novos tempos”, declarou.

Relembre o caso

Em abril de 2017, um relato em primeira pessoa da figurinista Susllem Tonani acusava José Mayer de assédio sexual. O texto foi publicado na Folha e fazia parte do blog #Agoraéquesãoelas, que trata de casos desta natureza. No texto, narrou uma série de episódios em que teria sido constrangida sexualmente pelo ator.

“Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse esse era seu desejo antigo”, escreveu a figurinista.

Na época o ator publicou uma carta na qual se desculpou publicamente com a figurinista e reconheceu a sua conduta como uma “brincadeira de cunho machista”. Também disse que não tinha a intenção de ofender a profissional e que é responsável pelos erros que comete. É claro que pegou muito mal na internet.

Após a repercussão do caso, o ator optou por afastar-se da televisão. Desde então, Mayer vive em Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com Vera Fajardo, com quem é casado.