ARTE E POLÍTICA

Pabllo Vittar e Gloria Groove no Lollapalooza: quem são as novas divas progressistas?

Artistas levaram público ao delírio ao puxar coro contra o presidente Bolsonaro e declararem apoio ao ex-presidente Lula

Pablo Vittar e Gloria Groove no Lollapalooza: quem são as novas divas progressistas?.Créditos: Montagem/ reprodução
Escrito en BLOGS el

O Partido Liberal (PL), a legenda do presidente Bolsonaro, resolveu acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impor uma censura ao festival LollaPalooza depois que a imagem da cantora Pabllo Vittar exibindo uma toalha com o rosto do ex-presidente Lula viralizou nas redes. 

Além de exibir a toalha para milhares de pessoas que acompanhavam o seu show – e milhões que acompanhavam pelas redes e televisão -, Pabllo Vittar, antes de concluir o seu show, gritou “Fora, Bolsonaro” e levou o público ao delírio. 

Para os dirigentes do PL, Pabllo Vittar e o festival estavam fazendo propaganda política do líder petista. E o mais impressionante: é que o pedido da legenda de extrema-direita foi acatado pelo ministro Raul Araújo. 

No dia seguinte, como era de esperar, praticamente todos os artistas brasileiros se manifestaram contra o presidente Bolsonaro e censura imposta pelo TSE. Entre eles, destaque para a cantora Gloria Groove que, após criticar o ato de censura e puxa um “Fora, Bolsonaro”, ficou de costas para a plateia e exibiu o número 13 estampado em seu maiô. Cabe lembrar, que o número em questão representa o Partido dos Trabalhadores, partido de Lula, nas urnas. 

As manifestações de Pabllo Vittar e Gloria Groove tomaram conta das redes e meio que deram o start para o clima que deve predominar na eleição presidencial deste ano. Além disso, o posicionamento e o apoio de duas artistas LGBT muito populares ao ex-presidente Lula traz um clima que não ocorreu na campanha de 2002. 

Ainda que Pabllo Vittar e Gloria Groove sejam populares para determinada população – principalmente entre os mais jovens -, é fato que outra parcela importante do povo brasileiro não as conhece. Pensando nisso, resolvemos apresentar a biografia de ambas as artistas e indicar as suas músicas mais conhecidas. 

 

Pabllo Vittar: “Lula faz parte da minha vida” 

 

A cantora e drag queen Pabllo Vittar é natural de São Luiz (MA) e nasceu no dia 1 de novembro de 1993. 

Assim como uma série de artistas do século XXI, Pabllo Vittar ganhou visibilidade após lançar nas redes a música "Open Bar", em 2015. No mesmo ano, a cantora lançaria o EP que levaria o mesmo nome da música. 

Por conta de seu sucesso nas redes, Pabllo Vittar passou a integrar o elenco fixo do programa Amor & Sexo (Globo). 

Foi com o lançamento de seu primeiro disco solo 'Vai Passar Mal" que Vittar alcançou sucesso nacional e emplacou vários hits, entre eles: "Todo dia", "K.O" e "Corpo Sensual". O disco foi certificado com disco de platina. 

Conforme Pabllo Vittar se tornava mais conhecida, os seus posicionamentos políticos também. A artista nunca escondeu a sua predileção pelo ex-presidente Lula e, em variadas entrevistas, já contou como os programas sociais dos governos do PT foram importantes na sua vida e de sua família. 

"Lula não sabe, mas ele fez parte da minha infância, da minha vida. Cresci com o Bolsa Família, cresci no MST, cresci com a ajuda de vários projetos que só ele proporcionou para nós, não só do Nordeste, mas o Brasil inteiro", revelou Pabllo Vittar em entrevista ao UOl, em 2021. 

Ainda sobre Lula, a cantora disse: "Ele é uma referência para mim. Acredito muito na mudança positiva que ele pode fazer. Ele vem aí, com muita fé. Desejo muita sabedoria. Ele vai estar lá, se Deus quiser. isso é uma afirmação, não é uma pergunta. Se Deus quiser eu estarei [na posse de Lula]. Quero receber o convite e cantarei com um belo vestido vermelho do lado de Lula".


Gloria Groove: "O atual cenário político me coloca na oposição" 

 

Gloria Groove é cantora, atriz e drag queen. A artista, que nasceu em 18 de janeiro de 1995, foi criada na Vila Formosa, Zona Leste da cidade de São Paulo. A sua música mistura os ritmos do funk, rap e R&B. 

 A sua carreira artística começou em 2002 no grupo Galera do Balão, nova versão da Turma do Balão Mágico. 

Em 2006, Groove foi finalista no quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil. Também fez parte do elenco Bicho do Mato, da Record. 

A sua ascensão no mundo da música se dá em 2016 com o single "Dona". Na sequência, ela emplaca outros sucessos: "Império", "Catuaba", "Arrasta" e "Coisa Boa". 

Atualmente, Glori Groove está em turnê com o seu novo trabalho "Lady Leste", que é uma homenagem ao MC da Leste, que foi assassinado durante uma apresentação. 

Durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, de 2019, a artista declarou que a atual situação política do país a coloca na oposição. 

"Eu sinto que se eu tivesse medo de fazer o que eu faço, de ser quem eu sou, esse medo teria um efeito completamente paralisante. Tenho mais do que mil motivos para achar que o próprio cenário político do meu país me coloca na oposição, mas eu não consigo pensar no quanto o que eu faço agrega e transforma a vida de pessoas mais jovens do que eu", disse Gloria Groove ao Metro News.