A atriz Letícia Sabatella foi bastante exaltada nas redes sociais neste segunda-feira (9) em razão de seu papel como a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, na novela Nos Tempos do Imperador, da TV Globo.
O nome de Sabatella ganhou o topo dos assuntos do momento no Twitter logo no início do folhetim, que estreou nesta segunda. Em entrevista recente, a atriz exaltou a figura da imperatriz.
"Não conhecia muito sobre ela, pouco se fala de Teresa Cristina em livros de história. Ela foi responsável também pela solidez do reinado de Dom Pedro, teve muita função diplomática nesse sentido, de conter e manter o reinado da família imperial com a estima necessária. Teresa foi uma super companheira do marido. Em todas as viagens que fez, ela era a interlocutora, sempre junto com ele. Foi uma grande imperatriz, parceira, amiga, apaixonada e amorosa com Dom Pedro", disse à colunista Marcelle de Carvalho, do Uol.
O elenco da novela foi bastante elogiado nas redes sociais. Além de Sabatella, quem também bombou no Twitter foi Selton Mello, que vive o imperador.
Controvérsias da novela
Apesar de o sucesso do primeiro capítulo, a trama traz uma leitura bastante controversa do período imperial. Dom Pedro é colocado como "libertador" mesmo tendo convivido com a escravidão em quase todo o período em que dominou o Brasil, o genocídio promovido contra o povo paraguaio na Guerra da Tríplice Aliança - ou, Guerra do Paraguai - é romantizado, entre outros elementos.
A própria centralidade do enredo na família real gerou críticas por trazer mais um folhetim que recorre à "história oficial" e reforça mitos, ao invés de destacar as histórias dos heróis que não estão em estátuas ou nas fotos de palácios. Desde a exibição das chamadas da novela, houve reações nas redes sobre esses aspectos.
"Globo e emissoras em geral: PAREM DE FORÇAR novelas do período escravocrata onde retrataram genocidas como pessoas boas", escreveu a internauta Renata no Twitter.
Confira a repercussão: