Desde que foi lançado na última sexta-feira (24), o filme “Não Olhe Para Cima”, nova produção da Netflix, é um dos assuntos mais comentados da internet, e os motivos são vários: a semelhança com a realidade negacionista que o Brasil vive desde a eleição de Bolsonaro e sua trupe, mas também como os interesses financeiros e políticos se sobrepõem ao direito à vida.
Mas, a verdade é que filmes e séries que têm em suas tramas um vírus mortal ou um meteoro em rota de colisão com a Terra não é bem uma novidade, muito pelo contrário, a indústria do entretenimento está repleta de obras que versam sobre tal distopia.
E se você gostou da distopia “Não olhe para cima”, provavelmente vai gostar das obras que separamos abaixo: todas elas possuem em suas respectivas histórias cientistas ignorados, imprensa sem escrúpulo, governos que almejam esconder o surgimento de um novo vírus e claro, o fim da existência humana decorrente das atividades… humanas.
Portanto, aproveita que o fim de ano e já separa o seu filme ou série para maratonar e refletir sobre o ano que passou.
Contágio (Google Play)
Lançado originalmente em 2011, Contágio, dirigido por Steve Soderbergh, conta a história do surgimento do vírus MEV-1, que também é da família SARS-CoV.
O vírus, que é transmitido pelo ar, mata as pessoas em poucos dias. A partir daí, a trama percorrer por alguns caminhos: a geopolítica, o desenvolvimento da vacina e a busca pelo paciente 0.
Cabe destacar que no começo da pandemia, o filme se tornou um dos mais procurados nas plataformas digitais, pois, a sua semelhança com o desenrolar da atual pandemia é impressionante.
Estação Onze (HBO MAX)
Recém-lançada pela HBO MAX, a série Estação Onze, adaptação do livro de Emily St. John Mandel, conta a história, intercalando passado e presente, de um mundo que foi devastado por uma pandemia de gripe suína.
Após ter matado boa parte da população mundial, a trama acompanha a vida de algumas pessoas que sobreviveram a pandemia e tentam reconstruir suas vidas a partir do que sobrou. A série tem sido considerada uma das melhores produções do ano.
The Rain (Netflix)
Essa produção sueca da Netflix se passa em mundo que foi acometido por uma chuva que carrega um vírus mortal.
Após devastar boa parte da população, a trama acompanha um grupo de jovens que tenta sobreviver em meio ao caos.
Simultaneamente, a história a busca pela cura, mas também os interesses da indústria farmacêutica por trás do vírus.
Filhos da Esperança (2006/ disponível no Google Play)
Dirigido por Alfonso Cuarón, esse longa metragem se passa em 2027 e, após guerras nucleares e alguns vírus, as mulheres não engravidam mais.
A partir do personagem Theodore Faron (Clive Owen), um militante ambientalista que agora está desiludido, acompanhamos o dia a dia de uma Inglaterra devastada e dominada pelo fundamentalismo.
No meio do caminho, Theodore encontra uma mulher que está grávida e que pode ser a chave para a salvação da humanidade.
Os 12 macacos (Amazon Prime)
Lançado em 1996, este longa dirigido por Terry Gilliam conta a história de um condenado que vive no ano de 2035, que será enviado ao passado para tentar descobrir a origem de um vírus que matou quase toda a população do planeta.
Porém, ao dar início a sua investigação, o homem enviado do futuro acaba por descobrir que há muitos envolvidos na disseminação do vírus, entre eles a indústria farmacêutica e governos.