É blackout, não blackface!, por Erika Hilton

"Se você se considera uma pessoa antirracista, publique conteúdos produzidos por autores, artistas, ativistas e coletivos negros. Ah, e não é pra desperdiçar a oportunidade postando quadrado preto, não!"

Erika Hilton/Reprodução
Escrito en BLOGS el

*Por Erika Hilton

Em razão dos debates e protestos que estão rolando em vários lugares do mundo pautando (finalmente!) a questão racial e o combate ao racismo, hoje tá rolando na internet uma ação chamada #blackoutday, convidando todes a participarem e darem visibilidade a essa discussão. Funciona da seguinte forma: no dia de hoje, use suas redes sociais para a divulgação das vozes de ativistas e movimentos antirracistas. Ceda o seu espaço e empreste o seu alcance nas mídias para essa luta e para essas vozes. Faça isso republicando e compartilhando conteúdos produzidos por pessoas negras antirracistas. A ideia é fazer essa discussão sair da bolha e alcançar o máximo possível de pessoas. Afinal, o racismo não é um problema de negros e negras, mas de toda a sociedade, em todas as partes do mundo.

A trágica morte de George Floyd nos Estados Unidos, assim como as de João Pedro, João Vitor, Agatha, entre tantos outros jovens negros aqui no Brasil, são exemplos do que o movimento negro chama de GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA E PERIFÉRICA. O sistema racista não descansa e diariamente inventa novas formas de nos oprimir e nos matar, física e simbolicamente. Seja pela violência policial, pela falta de políticas públicas, pelo sucateamento do sistema de saúde, pela baixa qualidade do ensino nas escolas ou pela falta de representatividade nos meios de comunicação, o racismo estrutural é muito eficiente. E é preciso que todes se unam para agir contra a manutenção dessa estrutura.

Por isso, se você se considera uma pessoa antirracista, publique conteúdos produzidos por autores, artistas, ativistas e coletivos negros. Ah, e não é pra desperdiçar a oportunidade postando quadrado preto, não! Isso é silenciamento e tá mais pra black face do que pra blackout… mas outro dia a gente conversa sobre isso. #blackoutday #blackouttuesday

https://twitter.com/claraaverbuck/status/1267915900587593728?s=20

*Erika Hilton é deputada pela bancada ativista do PSOL-SP