O Pentágono divulgou três vídeos feitos por pilotos da Marinha dos EUA, que mostram o que parecem ser OVNIs se movendo nos céus. Os vídeos em preto e branco foram gravados durante os vôos de treinamento, um em novembro de 2004 e dois em janeiro de 2015, e foram vazados, informou o Departamento de Defesa em comunicado nesta segunda (27).
Nas imagens, confirmadas pela Marinha em setembro do ano, os OVNIs são capturados por câmeras infravermelhas e podem ser vistos se movendo e girando. Os vídeos foram divulgados para "esclarecer quaisquer equívocos do público sobre se as filmagens que circulavam eram reais ou não ou se existem mais vídeos", disse o Pentágono. "Após uma análise minuciosa, o departamento determinou que a liberação autorizada desses vídeos não revela nenhuma capacidade ou sistema sensível e não afeta nenhuma investigação subsequente de incursões no espaço aéreo militar por fenômenos aéreos não identificados".
O vídeo de 2004 foi filmado a 160 quilômetros no Pacífico e os outros dois estavam na costa leste dos EUA. Em um dos vídeos de 2015, uma voz diz que "Existe uma frota inteira deles". Outra voz acrescenta: "Todos estão indo contra o vento. O vento está a mais de 200km por hora. Olhe isso, cara! Os vídeos estavam "circulando em domínio público após lançamentos não autorizados em 2007 e 2017", disse o Pentágono, acrescentando que "os fenômenos aéreos observados nos vídeos seguem caracterizados como 'não identificados'".