A despenalização da maconha em todo o território dos Estados Unidos está cada vez mais perto de se tornar realidade, graças a um projeto nesse sentido que foi aprovado nesta sexta-feira (4) na Câmara de Representantes, a primeira instância do Poder Legislativo no país norte-americano.
O apoio quase unânime da bancada do Partido Democrata, que tem maioria na câmara baixa, foi decisiva para uma vitória por 228 votos contra 164. No entanto, se estima que o mesmo resultado será mais difícil no próximo trâmite, já que no Senado a maioria é do Partido Republicano.
Caso supere a próxima votação e se torne leio, o projeto faria com que a maconha seja retirada da Lista de Substâncias Controladas, na qual figura atualmente no mesmo patamar que substâncias como a cocaína e a heroína.
No entanto, também é importante ressaltar que muitos estados do país possuem, em suas legislações estaduais, mecanismos que permitem o uso medicinal da maconha, e até mesmo o uso recreativo em alguns casos.
A Fórum publicou recentemente uma matéria especial sobre a legalização da maconha nos Estados Unidos, que já inclui os estados onde essa despenalização foi aprovada recentemente, em plebiscitos que aconteceram no mesmo dia das eleições presidenciais, no dia 3 de novembro.