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Kassab não entregou nenhum quilômetro de corredor de ônibus
Por Mario Henrique de Oliveira, do SPressoSP
Assim que assumiu a prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab estabeleceu a meta de entregar, ao final de 2012, 66 quilômetros de novos corredores de ônibus. Mas, até agora, nenhum quilômetro foi entregue à população. Na semana passada, no último ano de seu mandato, o prefeito prometeu iniciar as primeiras obras, sendo que será difícil haver tempo hábil, entre lançar o edital, fazer pré-qualificação das empresas e licitação, para concluir um quilômetro sequer. O plano apresentado prevê a abertura de licitação até abril para a construção de quatro novos corredores (Radial Leste, Binário/Santo Amaro, Berrini, Capão Redondo/Campo Limpo/Vila Sônia) e a reforma de dois. Mesmo que essas obras terminem neste ano, a meta não será cumprida.
Segundo o diretor de infraestrutura da SPTrans, Roberto Mulin, o motivo da demora é que a prefeitura teria priorizado, nesse período, outros modais de massa, como o metrô. “Hoje fazemos corredores porque a cidade ainda depende dos ônibus, mas o ideal para cidades como São Paulo é o transporte de massa, metrô ou monotrilho”, disse ele, em reunião na Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, realizada na Câmara Municipal no dia 21.
Segundo o vereador Donato (PT), “a cidade precisa de mais 200 quilômetros de corredores”. De acordo com o vereador, “o prefeito Gilberto Kassab, reduziu praticamente pela metade o investimento de transportes em 2011 quando comparado ao ano anterior. Dos R$ 1,27 bilhão que tinha para aplicar em transportes, apenas 982 milhões foram investidos”.
Hoje, a cidade de São Paulo conta com 126 quilômetros de corredores. A maioria, 67 quilômetros, foi feito na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy.
O orçamento de 2012 do Executivo prevê gasto de R$ 33 milhões para a implantação de corredores na cidade de São Paulo. Segundo Roberto Molin, a verba será utilizada na elaboração dos projetos e da licitação. Já o plano apresentado deverá custar cerca de R$ 2 bilhões. Também estão incluídos nesse valor a requalificação de outros 25 quilômetros de vias existentes e a inauguração de dois terminais rodoviários e três urbanos.