Escrito en
BLOGS
el
Recebo de Fábio Ruiz, um velho amigo dos tempos de TV Cultura (trabalhei lá de 92 a 95), um apelo: "precisamos do apoio dos blogs para mostrar o que se passa em Campinas!"
A cidade está entre os 15 maiores municípios do país (com economia mais forte do que muita capital de Estado). Tem Universidade de ponta, indústria, serviços sofisticados, e um Aeroporto importante. Nos anos 80/90, era o destino escolhido por famílias de classe média que abandonavam São Paulo em busca de uma cidade mais tranquila, limpa e organizada. Nos últimos anos, isso mudou. Campinas virou uma metrópole, com violência e problemas sérios de urbanização. Pra completar, vem o vendaval de um escândalo de corrupção.
Acompanho o caso de longe. O prefeito Dr. Hélio e a mulher são acusados de comandar a corrupção. Negam tudo. O vice-prefeito, que é do PT, teve prisão decretada enquanto estava no exterior, de férias. Na volta, foi em cana.
Há quem veja nas denúncias, agora, "manobras eleitorais" visando as eleições de 2012. Pode ser. Mas a situação parece ser gravíssima. Alô, Campineiros! Mandem mais informação (Rodrigo Vianna).
===
COLAPSO EM CAMPINAS
por Fábio Ruiz
A situação aqui em CAMPINAS é de COLAPSO total na administração pública. O nível de CORRUPÇÃO é coisa NUNCA vista, nem na época do famigerado ORESTES QUÉRCIA. Ontem, tentamos com um requerimento AFASTAR via Câmara dos vereadores o "prefeito", pois a COMISSÃO PROCESSANTE precisa que ele saia.
O presidente, Serafim Junior, que é da base de apoio, usou "jurisprudência" do PITTA, para não por em votação o requerimento de afastamento. Foi um escândalo! Saímos gritando PALHAÇADA. E
Precisamos do apoio dos blogs.
Esse "dr" Hélio (prefeito) é de Mato Grosso, e venceu as eleições em Campinas com apoio financeiro também de pessoas de lá. No 1º mandato - aliado com o PT e outros partidos, e com dinheiro federal - fez até boas obras, como a RODOVIÁRIA nova, pois a antiga era um horror.
Mesmo na periferia fez coisas boas, mas as denúncias já começavam a aparecer desde o 1º mandato.
Quando vem a eleição presidencial, ele se junta a ORESTES QUÉRCIA e JOSÉ SERRA, não apoiando mais o PT, apesar deste em Campinas ser sua base de apoio.
Aí começa uma DESTRUIÇÃO da cidade, como nunca se havia visto.
Projetos imobiliários em bairros residenciais, desrespeitando a lei de ZONEAMENTO, denúncias de achaque que atingiria donos de comércio como bares (se não pagassem propinas, seriam fechados), as contas de ÁGUA subiram absurdamente e a SANASA entrou na MIRA do Ministério Público. E a CETEC com denúncias de corrupção (até CADÁVERES teriam sido desviados do cemitério AMARAIS).
O patrimonio histórico e casas ANTIGAS de CAMPINAS foram colocadas ABAIXO, da NOITE PRO DIA, parece que a cidade está sendo BOMBARDEADA. O transporte público PRIVATIZADO É UM LIXO COMPLETO, e área públicas são negociadas para a ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA SUBIR EDIFICIOS DE ATÉ 30 andares.
A cidade tem CENTENAS de imóveis vazios, sem necessidade de novas salas comerciais, é tudo para ESPECULAÇÃO.
Até os postos de saúde correm o risco de serem PRIVATIZADOS, com as tais "GCs" (gereciamentos compartilhados - a mesma coisa que as " OS " - organizações sociais), que desviam o dinheiro público para o bolso dos empresários e a população morre à mingua.
A maldita Câmara de vereadores fez a CPI da SANASA, e chegou à conclusão de que nada havia de IRREGULAR,
sendo que agora se fala num desvio de 600 MILHÕES DE REAIS. O ROMBO na cidade chega a casa do BILHÃO. Nem o QUÉRCIA conseguiu tanto.
Eu protocolei um requerimento de processo de IMPEACHMENT do prefeito, no dia 20 de maio Às 16:46 , o vereador Artur Orsi protocolou o dele as 17:50 se não me engano; porém, na sessão do dia 23 o "presidente" SERAFIM passou o meu protocolo pra trás e pôs o do vereador na frente, pois eles queriam aparecer pra tv como paladinos, pois a Câmara está COMPLETAMENTE DEMORALIZADA.
Mesmo assim, devido à PRESSÃO FULMINANTE da platéia, todos votaram pelo processo de CASSAÇÃO do prefeito.
Porém, ontem, dia 30, o "presidente" (alegando questões juridicas) não pôs em pauta outro requerimento para AFASTAR O PREFEITO para que o processo de investigação siga sem pressões dele.
Foi outra derrota nossa.
===
PS - Parece haver um erro factual no texto do Fábio: Dr Helio apoiou Dilma, e não Serra, na última eleição. É o que apontam vários leitores nos comentários, e é o que apontam as matérias de 2010 que consegui encontrar na internet. Fica o registro.
PS 2 - Leitores me escrevem para alertar que "por trás" das denúncias pode estar o tucano Carlos Sampaio, que seria candidato a prefeito de Campinas em 2012, e que tem ligações fortes com o MP (foi promotor). A conferir. De todo modo, isso não reduz a gravidade das denúncias. (Rodrigo Vianna)