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A Globo blefa (segunda parte)
por Marco Aurélio Mello, no DoLaDoDeLá
Nesta segunda-feira o Clube dos 13 deve anunciar os critérios para a venda das proximas três temporadas do Brasileirão. Como antecipei aqui, a Rede Globo não ficaria fora da disputa e aumentou a pressão no fim de semana. O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, ameaça deixar o Clube dos 13, caso os novos critérios não beneficiem a emissora dos Marinho.
Outra triangulação em prol da TV do Jardim Botânico vem pelas mãos da Traffic. A empresa, que é afiliada da TV Globo no interior de São Paulo tem, entre outros intereses comerciais, o marketing esportivo. Foi a Traffic que, em parceria com o Flamengo, levou Ronaldinho Gaucho para a Gávea, em troca de negociar todos os contratos do uniforme do Mengão. Além de ganhar 20% de tudo o que vier impresso no uniforme, se os patrocinadores aparecem na Globo, a empresa ganha também na outra ponta, a dos anunciantes. Por isso, o Flamengo também é um aliado importante neste negócio. E, como aliado, já mandou avisar que está com eles.
Vamos agora a Ricardo Teixeira. Ele é o cartola número um do futebol do país, certo? Sem ele, a liga dos clubes, tão sonhada pelos 13 grandes, não sai do papel, certo? Pois um passo importante foi dado pela Globo na semana passada e, mais uma vez, com triangulação de intereses. Ronaldo fenômeno abandonou o Corinthians e o futebol. No dia seguinte recebeu uma comenda do governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, e foi convidado a ser o embaixador do estado na Copa. Na foto (acima) aparecem Ronaldo, Alckmin e quem mais? Ricardo Teixeira. Para quem achava que os dois não se davam, bobagem. O craque deu até declarações dizendo que não tem nada contra Teixeira. Ao que se vê, o novo embaixador está em campo para aproximar a Globo do cartola, cujo relacionamento não tem sido dos melhores.
Vale lembrar que foi Ricardo Teixeira quem sustentou Dunga à frente da seleção, e teve que engolir em silêncio a decisão do técnico, que desautorizou as entrevistas que o presidente da CBF tinha tramado nos bastidores com a Globo, entre elas, a de Robinho ao Fantástico, durante a Copa.
Portanto, os fiéis da balança na escolha serão: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória. Fazendo força do outro lado da corda estão São Paulo e Atlético-MG, que acreditam que a Globo diminui a importância do futebol brasileiro para não ser obrigada a alterar sua progamação e, assim, limitar o faturamento dos clubes, enquanto engorda suas próprias contas e influência. Na exposição que fez aos clubes na semana passada, a Globo sustentou que o futebol perderá audiência ao concorrer com o "Jornal Nacional" ou a novela das nove. O tricolor e o galo trucaram. Bom, isso é o que corre no baralho que está sobre a mesa. Mas as melhores cartas podem estar sob a manga, ou embaixo da mesa. Vamos aguardar...