Escrito en
BLOGS
el
[caption id="attachment_3951" align="alignleft" width="300" caption="Militância do PT já está com Dino no Maranhão"][/caption]
Aliada de Lula no plano nacional, a família Sarney corre risco de ser derrotada no Maranhão (como, aliás, já havia acontecido em 2006).
As últimas pesquisas mostram que Roseana Sarney (PMDB) caiu, e que Jackson Lago (PDT) e Flavio Dino (PCdoB) somados já têm uma quantidade de votos suficiente para forçar o segundo turno na disputa pelo governo do Estado.
Outra novidade importante é que o comunista ultrapassou Lago nos últimos levantamentos. A disputa final, portanto, deve-se dar entre Roseana e Dino.
As simulações já indicam que Dino estaria à frente de Roseana num eventual segundo turno!
Detalhe: Jackson (que em 2006 derrotou Roseana, mas depois foi afastado do poder numa decisão pra lá de suspeita da Justiça Eleitoral - que devolveu o Maranhão para a família Sarney, como se o Estado fosse uma capitania hereditária) deve fechar apoio a Dino.
Outro detalhe: como ficaria a posição de Lula e Dilma? O PT nacional interveio no PT maranhense, obrigando o partido a apoiar Roseana. Mas boa parte dos movimentos sociais e da militância petista não aceitou a determinação, e já está apoiando Dino. Lula seria capaz de - num segundo turno provável - manter-se neutro?
É o que pedem os comunistas - históricos aliados do PT e de Lula.
Compreende-se que a aliança com Sarney seja importante no plano nacional, para garantir apoio do PMDB. O PT costuma dizer que a força de Sarney é um dado da realidade, e que o PT deve trabalhar com esse dado. OK. Mas outro dado da realidade é que a força de Sarney vem do controle que exerce sobre o Estado mais pobre e desigual do Brasil. Estado que tem uma cultura riquíssima, e um povo muito acolhedor - como já atestei em algumas visitas a São Luiz.
Se a esquerda tem a chance de derrotar a oligarquia, apoiando um aliado histórico como o PCdoB, vai deixar escapar essa oportunidade?
A melhor forma de superar Sarney é Lula manter-se neutro, e permitir que as forças democráticas encerrem esse capítulo da história maranhense. Chega de Sarney!
Mais informações aqui, no texto do Portal Vermelho.