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A música mais enigmática dos Beatles aparece no maior fracasso comercial do grupo, o filme “Magical Mystery Tour”, de 1967, hoje reavaliado como obra de arte ao nível do humor do grupo Monty Python ou do surrealismo de Buñuel. Inspirado no poema “A Morsa e o Carpinteiro”, de Lewis Carroll, a música “I’m The Walrus” composta por John Lennon apresenta uma letra sombria, obscura e misteriosa com referências a genocídios, drogas e jovens que seriam seduzidos por uma “Morsa” que estaria levando-os para a destruição – no poema de Carroll aparecem “jovens ostras” . Será que a música foi alguma espécie de acerto de contas de Lennon com a culpa e o remorso de saber ter feito parte de uma gigantesca estratégia de engenharia social por trás da cultura pop? Em declarações dadas em uma entrevista em 1980, ele indica evidências, falando de “artesãos” que estiveram por trás dos Beatles e a ligação entre CIA e a droga LSD. Alguns meses depois, Lennon seria assassinado.
O grande e misterioso fracasso dos Beatles: o filme Magical Mystery Tour de 1967. “Beatles Mystery Tour desconcerta os espectadores”, estampava manchete na primeira página do jornal Mirror da Inglaterra, dizendo que milhares de espectadores protestaram quando foi exibido na TV pela BBC.
“Bobagem sem sentido”, “lixo flagrante” e “ultrajante” foram as críticas mais leves a um filme que não se importava com qualquer sentido narrativo: mostrava um grupo de turistas que iniciava um “misterioso tour” pela Inglaterra em um ônibus panorâmico, onde “coisas estranhas começam a acontecer”, ao capricho de quatro magos performados pelos próprios Beatles, que tudo observam, manipulando os acontecimentos.
O grupo de turistas é felliniano, como, por exemplo, a mulher gorda que para em um restaurante de beira de estrada para comer montes de espaguete servidos com uma pá pelo garçom.
Pelo seu estranho senso de humor e simbologia obscura que nada lembrava os “fabulous four” de filmes anteriores, como A Hard Day’s Night, Magical Mystery Tour acabou relegado ao desprezo absoluto. O que levou o próprio Paul McCartney a aparecer em público para pedir desculpas por um filme cujo impacto nos fãs e crítica fora tão negativo que levou as redes de TV dos EUA a suspenderem as negociações pelos direitos de transmissão. Nos anos 1970, chegou a se exibido em “sessões da meia noite” em cinemas dos EUA para públicos underground. Hoje o filme é reavaliado como uma obra de arte cult com toques de humor obscuro ao estilo do Monty Python ou de surrealismo dos filmes de Buñuel.
Mensagens ocultas?
Desde então, as interpretações sobre o filme acabaram polarizadas entre os fãs que veem tudo como uma grande viagem psicodélica dos Beatles embalada por ácido após o impacto pela morte do seu empresário Brian Epstein, e cristãos fundamentalistas que encontram no filme (e em toda obra dos Beatles) mensagens ocultas satanistas.
Mas para aqueles que acreditam que os Beatles fizeram parte de experimentos de manipulação de massas do Instituto Tavistock de Relações Humanas (fundado em 1946 na Inglaterra através de doações da Fundação Rockfeller) e da CIA, envolvendo a manipulação da mente por meio de LSD e drogas psicodélicas, o filme é um prato cheio de pistas.
Principalmente quando assistimos à melhor sequência do filme, ao som da música I’m The Walrus (“Eu Sou a Morsa” - veja o vídeo abaixo), composta por John Lennon, em que vemos o Beatle com uma fantasia do animal ao piano, junto ao restante da banda com estranhas fantasias de outros animais, sendo seguidos por uma tropa de “eggmen” – bizarros homens vestidos de branco.
Lennon estaria se tornando cada vez mais consciente de que Os Beatles fariam parte de uma estratégia de corrupção, cooptação e infiltração na contracultura – e certamente na cena da música pop – de elementos de inteligência do governo secreto. O contexto dos anos 1960 era do auge da Guerra Fria, principalmente depois da chamada “Crise dos Mísseis de Cuba”. E a onda da beatlemania, revolução sexual, contracultura e protestos anti-bélicos não poderia passar batida pelos serviços de Inteligência.
E a enigmática música I’m The Walrus traria referências ocultas do uso deliberado da contracultura como instrumento de controle social e destruição.
“I’m The Walrus” e Lewis Carroll
Na sua última entrevista dada à revista Playboy em 1980, alguns meses antes do seu assassinato, John Lennon disse a respeito dessa música: “Criticava o Hare Krishina Allen Ginsberg. Por exemplo, a referência 'pinguim elementar' [expressão usada em um trecho da letra] é a atitude ingênua, de sair cantando 'Hare Krishina' ou de jogar toda a sua fé em qualquer ídolo. Eu estava escrevendo de forma obscura, à la Bob Dylan, naquela época”.
A inspiração da música vem do poema narrativo chamado A Morsa e o Carpinteiro, de Lewis Carroll, que aparece em uma sequência do livro Alice Através do Espelho, de 1871. Uma Morsa e um carpinteiro andam em uma praia onde o Sol e a Lua estão visíveis quando convidam quatro jovens ostras para darem um passeio. Sob a desaprovação de uma ostra mais velha, outras jovens ostras se juntam e formam um alegre grupo que segue a morsa e o carpinteiro numa alegre conversa. No final descobre-se que suas verdadeiras intenções eram predatórias, e que tudo não passou de uma escaramuça para devorá-las com pão e manteiga.
Os personagens da Morsa e do Carpinteiro já foram interpretadas de muitas maneiras, tanto pela crítica literária como pela cultura popular. Por exemplo, no filme Dogma o personagem Loki interpreta a Morsa como sendo Buda, e o Carpinteiro, Jesus. Ou ainda o poema teria conotações políticas, uma metáfora do sistema capitalista, segundo o ensaísta britânico J.B. Prietley.
A estrutura básica da canção de Lennon é um poema sobre o genocídio. A linha de abertura – “I am he as you are he as you are me/And we are all together” – é baseada na música que foi cantada pelos bôeres (Marcha de Pretória) na Guerra dos Bôeres, enquanto marchavam para a Cidade do Cabo, na África do Sul, em 1880. A marcha teve um final infeliz, com mulheres e crianças capturados e colocados em infâmes campos de concentração britânicos.
“Vejam como eles correm como porcos fugindo de uma arma/ Vejam como eles voam, eu estou chorando”, escreve Lennon. Quem chora na música é a Morsa que tudo observa, assim como a Morsa de Carroll, que também chora diante do trágico destino que as alegres ostras terão.
Na próxima estrofe, mais um massacre com a referência ao “Bloody Tuesday” (Sentado em um floco de cereal/ Esperando a van chegar/ Corporação T-shirt/ estúpida maldita Terça-feira...) que ocorreu na África do Sul em 1946, quando trabalhadores de minas de ouro morreram em confrontos com a polícia.
A Morsa e o Apocalipse
No filme Magical Mystery Tour, essas duas estrofesreferentes às marchas que terminaram em mortes são acompanhada pelas imagens ao mesmo tempo bizarras e simbólicas dos "eggmen" (as ostras de Carroll?), que seguem a Morsa e seus amigos Beatles fantasiados. A Morsa brinca e dança para os "eggmen" como que atraindo-os, assim como no poema de Carroll a Morsa e o Carpinteiro ludibriam as pobres ostras.
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