Sim, CR7 é o melhor da história...de Portugal
O craque português, grande jogador, não pode ser comparado aos geniais Pelé. Maradona e Messi
Cristiano Ronaldo, o craque português, disse só canal La Sexta, que é o maior jogador da história do futebol. Não é. É o maior da história de Portugal porque Eusébio, a Pantera, é moçambicano. Levou Portugal ao terceiro lugar no Mundial de 1966 porque seu pais se libertaria do jugo colonial apenas em 1975.
Para fundamentar sua escolha como melhor da história, Cristiano recorre a um expediente comum nos dias de hoje: o "fatiamento" do jogador.
Vejamos o que ele fala:
"Creio que sou o jogador mais completo que já existiu. Faço de tudo no futebol: sou bom de cabeça, bato bem faltas, chuto bem de perna esquerda, sou alto, forte, tenho bom salto... Uma coisa são gostos: podem dizer que gostam mais do Messi, do Pelé, do Maradona. Eu entendo isso e respeito, mas dizer que Cristiano não é completo, é mentira. Sou o mais completo. Creio que sou [o melhor da história]. Não vi ninguém melhor"
Ora, futebol não é ciência exata. Item por item, Maradona ganharia de CR7, apenas na perna esquerda. E ele foi melhor que Cristiano. Tem a centelha do gênio.
Messi também. Por duas vezes levou um grupo limitado de jogadores à final da Copa. O mais limitado foi vice. O menos, foi campeão". Cristiano, em 2006, quando Portugal foi quarto, era coadjuvante de luxo de Figo e Deco.
CR7 é ótimo. Gigante. Está perto dos mil gols, como Messi. Eu o considero melhor que Ronaldo Fenômeno, embora as contusões tenham abreviado a carreira do brasileiro. Mas, melhor da história? Pelé, Maradona e Messi - no mínimo - estão à frente do gajo da Ilha da Madeira.