É SÓ CARIMBAR

Palmeiras já é campeão e pode confirmar o título no domingo

Mentalmente mais forte que os outros, não vai deixar o campeonato escapar, tendo uma vantagem de três pontos a duas rodadas de final

Escrito en BLOGS el

O Campeonato Brasileiro pode terminar domingo. Basta o Palmeiras vencer o Fluminense, às 16 horas em seu estádio e torcer para que: Flamengo não vença Cuiabá, Botafogo não vença Cruzeiro e Atlético não vença o São Paulo, todos como anfitriões. Mas se não for domingo, será na quarta-feira. Se todos vencerem, o Palmeiras chegará à ultima rodada com três pontos de vantagem - 69 a 66 - e precisará de um empate contra o Cruzeiro em Minas. Os adversários que ainda lutam pelo título têm os seguintes jogos: Flamengo visita o São Paulo, Botafogo visita o Inter e Galo vai a Salvador pegar o Bahia.

Mas, e se o Palmeiras fizer três pontos nas últimas duas rodadas e os rivais fizerem seis? Então, todos terão 69 pontos. E vinte vitórias, o primeiro quesito de desempate. Vamos então para o saldo de gols. E hoje, o Palmeiras tem grande vantagem. Tem 30 gols de saldo, contra 23 do Botafogo, 22 do Galo e 14 do Flamengo.

A certeza, porém, do título palmeirense não vem apenas dos números que o favorecem. Vêm da certeza que o time passa de que não deixará a vantagem escapar. O Palmeiras é mentalmente muito mais forte que os rivais. Teve seu momento de fraqueza no campeonato, com quatro derrotas seguidas, mas reagiu enquanto os outros caíam. Foram cinco vitórias seguidas. Nos nove últimos jogos, o Palmeiras venceu sete, empatou uma e perdeu outra. A única derrota foi para o Flamengo, por 3 x 0.

O Flamengo, com Tite, também reagiu, mas teve derrotas que impactaram muito as suas chances de ainda reagir. Perdeu para o Santos, como mandante, jogo em Brasília. O Santos, que ainda luta para não cair, conseguiu uma virada. Perdeu para o Galo, em casa, por 3 x 0, na última rodada, quando tinha o mesmo número de pontos que o Palmeiras e também perdeu para o Grêmio.

E o troféu Fraqueza Mental vai para o Botafogo. O time conseguiu 47 pontos no primeiro turno e apenas 16 no segundo. Foi desmanchando, com direito a derrotas de seis pontos. Perdeu de virada, por 4 x 3 para Galo e Palmeiras. Em casa. Empatou com o Coritiba, vice-lanterna e rebaixado de maneira patética. O Botafogo fez um gols nos acréscimos e cedeu o empate no último lance. Sofreu empate do Santos aos 44 do segundo tempo. E cedeu empate ao Bragantino levando um gol aos 50 minutos do segundo tempo.

São coisas que não acontecem com o Palmeiras. Os rivais tiveram chance de vencer o campeonato, não souberam aproveitar e agora é só esperar a taça do dodecacampeonato ser levantada. No Allianz ou no Mineirão.