O Flamengo fez 128 anos e lá estava a homenagem de Gabigol. Outros jogadores se manifestaram? Não sei. Mas sei que Gabigol deixou claro sua alegria por jogar no Flamengo, por fazer parte da história do Flamengo. De tal forma que, inclusive, pode atrapalhar seu futuro no futebol. Acho que difícil que torcidas dos rivais cariocas o aceitem em um futuro próximo.
A homenagem, porém, trouxe muitas críticas a Gabigol. Ele teria desrespeitado Zico. O post, como vocês podem ver, traz Zico e Gabigol juntos, o Galinho com uma coroa na cabeça e uma taça Libertadores na não. Está carrancudo. Gabigol, risonho e sem coroa, segura as duas taças que ajudou, com protagonismo, a conquistar.
Gabigol estaria se igualando a Zico? Estaria se colocando como "mais grande" que Zico? Não acredito que tenha sido a intenção. É só lembrar que imenso respeito que sempre demonstrou pelo maior jogador da história do clube. Inclusive, foi até Zico, com humildade, pedir permissão para usar a camisa 10. Coisa que muito pereba não fez.
E como surgiu a ilustração? Foi uma obra de arte encomendada por Gabigol? Nada disso O Globoesporte conta que a arte foi feita há um ano, por um tatuador, a pedido de um torcedor, após a conquista do tricampeonato da Libertadores. O torcedor, veja bem, o torcedor, quis homenagear dois ídolos. Um direito dele. Ele tem dois ídolos, provavelmente Zico é o maior deles, se for alguém de mais idade. Se for um jovem, Zico é um ícone a ser lembrado, mesmo que ele não tenha conhecido, só ouvido falar.
E, se um torcedor quis homenagear os dois, por que causa tanto desgosto a muitos que Gabigol tenha replicado a homenagem, mesmo nunca tendo se comparadao a Zico?
E se Gabigol se achasse mesmo melhor que Zico? Seria uma imbecilidade, mas qual o problema em ser imbecil. O que me incomoda é que Guardiões da Divindade Zico tenham se manifestado como se fosse uma ofensa, como se fosse um sacrilégio alguém tentar se comparar a ele, mesmo com o currículo que Gabigol tem.
É o mesmo quando os argentinos dizem que Maradona foi melhor que Pelé. Ou que Messi foi melhor que Pelé. Não foi, para mim não foi, mas se eles acham que foi, qual o problema? Em 2017, o Grêmio foi disputar o Mundial com o Real Madrid. Renato Gaúcho disse que tinha jogado mais que Cristiano Ronaldo. Foi crucificado por tamanha bobagem. Muito mais do que Cristiano Ronaldo disse que era o maior jogador da história. Ora, CR7 pode dizer que foi maior que Pelé e Renato Gaúcho não pode dizer que foi melhor que Cristiano.
Por fim, para criticar a comparação - não acredito que tenha sido a intenção de Gabigol - recorrem a argumentos que ultrapassam o futebol, o que seria desnecessário diante da grandeza futebolística de Zico. Falam em perfil baixo, em casamento eterno, em humildade, em ausência em baladas. Nada a ver com futebol, como o fato de Zico ser fã de Bolsonaro. E nem sei se Gabigol também não é.