Um setor da imprensa está divulgando que Lula vai tentar tirar a pesebista Tabata Amaral da disputa pela prefeitura de São Paulo e que, para atingir este objetivo, poderia até lhe oferecer um ministério.
A especulação é bastante inverossímil porque no PT-SP a avaliação é de que a candidatura de Tabata pode cumprir um papel no 1º turno semelhante a que cumpriu a de Simone Tebet em 2022, em especial na cidade de São Paulo, onde a emedebista foi muito bem votada nos bairros nobres e de classe média e repassou esses votos a Lula no 2º turno.
Seria muito arriscado para o campo progressista ir com apenas uma alternativa no 1º turno e deixar todos os votos que não quisessem ir de Boulos na volta inicial para a direita dividir.
O deputado estadual e coordenador de programa de governo de Boulos, Antônio Donato, foi um dos que expressou publicamente essa análise na edição de quinta-feira do Fórum Onze e Meia.
Tabata será candidata e não terá a oposição dos petistas para isso. O que eles farão é tentar lhe dificultar a conquista de apoios partidários no 1º turno pra que não se torne uma ameaça à chapa Boulos/Marta.