Escrito en
BLOGS
el
O PT e o PCdoB estão próximos de um acordo para fechar uma aliança formal. Neste momento, só alguns detalhes separam o casamento no papel dos dois partidos.
O primeiro, é que ainda há um fiapo de esperança de um acordo com Ciro Gomes. Mas é quase unanimidade que isso é muito difícil de acontecer.
O segundo, é que o PCdoB quer a vice de Lula e o PT não tem problemas em ceder a vaga, mas não sabe como resolver isso enquanto o ex-presidente não fechar o nome que vai substitui-lo se porventura for impedido de disputar.
A avaliação petista é que se o candidato for Lula mesmo, Manuela seria um bom nome. Se for Jaques Wagner, também.
Mas se Haddad vier a substitui-lo, não.
Neste caso, a vice (a preferência é que seja uma mulher) deveria vir do Nordeste.
E começa a ganhar força o nome da deputada federal, ex-prefeita de Olinda e atual presidenta do PCdoB, Luciana Santos.
O PT vai insistir em registrar o vice até o dia 14 de agosto, mas isso será definido nos próximos dias. Já que há um entendimento que pode ser arriscado não fazê-lo até o dia 6.
Este final de semana será divertido. Muita água vai rolar por debaixo da ponte. Mas a novidade é que Luciana Santos entrou como uma nova carta no baralho das chapas majoritárias.
Há mais uma questão nisso tudo, ela estava pronta pra ser a vice de Paulo Câmara (PSB) em Pernambuco. Se Marília Arraes aceitasse ser vice de Câmara e ela vice de Haddad, a questão local do estado também se resolveria.