Escrito en
BLOGS
el
Ontem a página da Fórum, na ressaca das manifestações, bateu novo recorde. Foram 1 milhão 917 mil e 347 de de page views num único dia.
Alguns amigos e leitores me perguntaram ontem qual havia sido o alcance da nossa página do Facebook.
A página da Revista Fórum teve nesta semana 8 milhões 532 mil 837.
Além da página da Fórum, vários blogueiros têm as suas próprias o que amplia em muito a distribuição de conteúdo.
Em relação ao ranking dos sites mais acessados do mundo no Brasil realizada pelo Alexa.com, a Fórum foi para a colocação 176. Um salto de 40 posições de ontem para hoje.
A nossa grande audiência desses dias é uma demonstração clara de que há interesse no debate político a partir de um viés progressista. E que se esse debate não está acontecendo como deveria não é por falta de quem deseje fazê-lo.
Um fato que precisa ser avaliado a partir da análise desses dados e do que aconteceu no domingo é que boa parte do campo progressista perdeu o bonde da Internet e por isso hoje tem imensa dificuldade organizativa.
Por outro lado, a direita apostou tudo nas redes.
A situação econômica ajuda, a crise do projeto político também, mas a diferença fundamental entre as primeiras manifestações de direita e a que aconteceu no domingo é que as redes desses movimentos se tornaram ultra-potentes.
E isso não é só no Brasil. A direita está se reorganizando com base em construção de redes digitais no mundo todo.
Não é fácil competir com eles, porque, a despeito de muita gente achar que na internet tudo é de graça, o custo de operação para se trabalhar com dados de forma científica neste ambiente também é alto.
Mas é mais fácil disputar esse terreno do que o da velha mídia, por exemplo.
A questão ainda é de prioridade.