Escrito en
BLOGS
el
Dilma, imagina que lindo você entregando a Copa do Mundo para o Messi, um dos maiores jogadores de todos os tempos. Dilma, imagina que lindo isso acontecendo num Maracanã lotado de brasileiros e argentinos. Dilma, imagina que lindo você ali olhando para ele e lembrando de tudo que viveu num momento da história onde Brasil e Argentina eram massacrados pelas botas de generais golpistas que matavam e torturam sem a menor piedade. Dilma, imagina que lindo você entregando a taça ao Messi e lembrando de personagens que devem ter feito parte da tua história como Che Guevara, Jorge Luis Borges, Carlos Gardel, Ricardo Darin, Esquivel, Juio Cortázar, Evita Perón e tantos outros argentinos e argentinas que fizeram com que o Brasil não fosse um país menor.
Sim, Dilma, nós não somos um país menor também porque temos um povo maravilhoso e lutador como o argentino perto de nós. Dilma, quem gosta de futebol sabe que a grandeza de um time tem muito a ver com a capacidade dos seus rivais. Quando um rival entra em crise ou perde importância, os dois ficam pequenos.
Por isso, Dilma, aqueles que amam o futebol e sabem o quanto a história e feita de cenas, não está nem aí com as possíveis vaias que alguns que forem ao jogo possam vir a dar para essa maravilhosa cena que será a de você e Messi com a mão na taça. Você, uma mulher que lutou como poucas pra ser respeitada num território de homens e de extremo machismo, que é o da política. E Messi, que contra todas as previsões (um baixinho que dizem ser um pouco autista) se tornou um dos maiores futebolistas de todos os tempos.
A Alemanha tem o melhor conjunto, Dilma. Messi não está na sua melhor fase, Dilma. Mas se eu fosse você, torcia pra ele e pra Argentina. Essa sua foto com ele é um presente histórico. É daquelas cenas que daqui a 50 anos serão comentadas. É daquelas brilhantes imagens que não amarelam com o tempo. É coisa pra ficar.
Vai ter gente que vai dizer que os argentinos vão nos atazanar por um bom tempo. Que maravilha. Assim, a gente vai ter motivação para ficar melhor. Pra continuar a lutar, Dilma.
Imagina que lindo, você ali no Maracanã imaginando a festa que vai estar acontecendo em todas as partes do nosso país irmão.
Quanto às possíveis explorações políticas disso, Dilma. Esquece. Nosso povo é muito mais inteligente do que nossa oposição supõe. Ele não mistura torcida com o bolso e nem com projeto de futuro. Ele quer mais. Mas ele sabe que isso não tem relação com a vitória de um time o do outro.
Por isso, Dilma, não dê bola pra torcida que preferia ver o Brasil perder, pra ver se tirava vantagem disso. Não dê bola pra esse povo que quer te ver com medo e vergonha de entregar a taça ao Messi. Ao contrário, Dilma, torça por esse momento. Porque ele seria lindo.