A reinvenção da Fórum

Fórum faz 12 anos em setembro e inicia um processo de reinvenção que passará por torná-la um projeto muito mais aberto e colaborativo de mídia livre.

Escrito en BLOGS el
  O processo vivido no mês de junho, que transbordou para julho e que provavelmente marcará ainda muitos outros meses da história do Brasil foi uma avalanche política que não permite o acomodar-se aos que atuam em diferentes áreas do ativismo. O grito das ruas é o da reinvenção. A maior parte daqueles que participaram das grandes mobilizações quer novos modelos. Mais participativos, horizontais e transparentes. Quer respeito à multiplicidade, ao meio ambiente e um país mais justo socialmente. Essas são algumas das demandas deste novo momento histórico. Um momento dialógico, onde multidões podem ser convocadas e conectadas de forma direta e com nível bem menor de mediação. O que se espera dos que estão atuando para a construção de um outro mundo possível é atenção e ativismo. Fórum que vai fazer 12 anos neste setembro quer estar na sintonia do seu tempo. E decidiu que é hora da reinvenção. A partir deste post inaugura-se um processo que vai ser aberto para a construção de um novo projeto. Como será este processo de reinvenção da Fórum? Não existe uma fórmula pronta. O próprio processo será debatido e decidido pelos que nele se envolverem. O certo é que a experiência será aberta para que suas construções possam vir a ser apropriadas por todas as experiências de comunicação e grupos de midialivristas. O primeiro lance é organizar alguns debates temáticos com transmissão online. Algumas pessoas estão sendo contatadas para participar desta primeira fase. O principal é que o debatido não sirva apenas à Fórum, mas a todas as experiências de comunicação ou grupos de cultura que enfrentam os mesmos problemas. Quais serão as questões a serem debatidas? A pauta do debate é livre, mas alguns pontos são partes necessárias da reinvenção. Por exemplo: 1 - Fórum deve manter sua edição impressa? E se sim, como enfrentar o monopólio de distribuição em bancas de revistas exercido atualmente pela Treelog, empresa resultado da fusão entre Dinap e Fernando Chinaglia, e comandada pelo Grupo Abril? 2- Como incluir o maior número de pessoas no processo de produção e de decisões relativas a pautas, projeto editorial, captação, distribuição, questões financeiras etc? Qual modelo de organização é o melhor para uma experiência de comunicação conectada a este novo tempo? 3- Como fazer uma cobertura mais nacionalizada, buscando evitar a centralidade de São Paulo, onde fica a sede da revista, na cobertura tanto do site quanto da revista impressa? 4 - Como sustentar o projeto de forma mais independente das publicidades? O financiamento coletivo pode ser uma forma de sustentação para uma experiência como a Fórum? 5 - Como incorporar outras linguagens à produção do site? Como ter uma TV Fórum mais ativa e protagônica? 6 - Muito de nossa produção no Brasil não circula em outros países por conta dos limites da língua portuguesa. Qual o melhor modelo para ter versões em outras línguas de textos publicados tanto na Fórum impressa quanto na digital? 7 - Como o site da Fórum pode ser mais aberto a participações do que atualmente e não perder a qualidade editorial? 8 - Que tal fazer uma Fórum Acadêmica especializada em democratização das comunicações, redes e cultura digital? Este projeto deve ser de fato criado e como? 9 - Como a Fórum pode colaborar mais para a formação de midialivristas no Brasil inteiro e apoiar a criação de novos projetos? Será que Fórum deve também ser uma incubadora de novos projetos midialivristas? Será que deve realizar cursos livres para formar novos midialivristas? 10 - Como criar um mecanismo de remuneração de colaboradores que seja justo e leve em consideração a realidade financeira da Fórum? O processo também é o produto A reinvenção da Fórum pode resultar num novo produto editorial muito mais abrangente e interessante, mas isso não é o principal e nem o fundamental. Na lógica da cultura hacker o processo também é o produto. E esse processo de debater um projeto de uma revista que tem 12 anos e uma experiência que pode ser melhor apropriada por midialivristas de todo o Brasil e mesmo de outros países também é um produto. Nossa intenção é abrir em todos os sentidos o “código” da Fórum. Queremos mostrar aos que não conhecem detalhes do que aprendemos neste período fazendo uma revista com circulação nacional e um site que se tornou uma referência de jornalismo independente. Vamos falar também sobre questões de ordem financeira e de gargalos de logística. E ao mesmo tempo que colocaremos essa nossa experiência na mesa, queremos aprender com a experiência dessas milhares de pessoas que estão interconectadas e que podem nos ajudar muito a avançar. É uma troca de saberes que vai ser pública e registrada buscando produzir tutoriais para a mídia livre. Temos a obrigação de fazer desse jeito. Porque já há muito tempo não acreditamos em projetos fechados e em modelos verticais. É hora de reinvenção. E de se reinventar. Você vem com a gente?