Escrito en
BLOGS
el
Ontem o PSDB adiou as prévias entre os candidatos tucanos que pretendem se candidar a prefeito de São Paulo para o dia 25 de março. A decisão foi tumultuada e se definiu numa votação disputadíssima. Foram 10 votos a favor e 8 contra. Caso um dos membros da executiva municipal mudasse o voto, o resultado seria um vergonhoso 9 a 9. Empate que colocaria o partido numa situação dramática.
Para que isso não acontecesse o governador Geraldo Alckmin entrou pessoalmente nas negociações e telefonou para algumas lideranças. Serra estava achando que perderia na Executiva e que seria derrotado nas prévias. E num ato de desespero pediu socorro ao governador.
Acabou conseguindo o que queria, mas, como já tinha antecipado este blogue em post anterior, não terá vida fácil.
Mas o que aconteceu ontem não foi tudo.
Hoje os tuiteiros foram surpreendidos com a hastag #SerradesagregaoPSDB que chegou a entrar no Treding Tópics. Ela foi lançada pelo perfil @tucanodeverdade, que tem quase 145 mil seguidores. Ou seja, por um perfil do PSDB.
O que isso significa? Que há muita gente descontente com o comportamento do ex-governador e sua forma autoritária de se apresentar como solução para todas as eleições em São Paulo e mesmo em nível federal.
Para você ter uma ideia do grau de irritação de uma parte da militância, assista este vídeo e veja o pito que Serra levou do presidente do diretório tucano de Ermelino Matarazzo.
O fato é que desde a redemocratização Serra já disputou 9 eleições. A de 2012 será a décima. Foram duas para deputado federal e uma para senador. E mais seis para o Executivo. Dessas, perdeu quatro e ganhou duas.
Para a sua décima candidatura, Serra terá que disputar uma prévia. A hastag #SerradesagregaoPSDB produzida por um perfil tucano pode ser o indício de que as coisas vão bem piores no ninho tucano do que a mídia tradicional está noticiando.
Segue a lista das eleições que Serra disputou
1986: deputado federal
1988: prefeito de São Paulo
1990: deputado federal
1994: senador
1996: prefeito de São Paulo
2002: presidente da República
2004: prefeito de São Paulo
2006: governador de São Paulo
2010: presidente da República
2012: prefeito de São Paulo (caso vença as prévias)