Escrito en
BLOGS
el
O professor Sérgio Amadeu me enviou a indicação de um projeto que está buscando apoio no Catarse, o Matemáquina 3D. É uma baita ideia e com sentido de tecnologia social que precisa ser multiplicado. O objetivo da galera é o de popularizar as impressoras 3D no Brasil. Para isso, eles pretendem produzir máquinas de baixo custo e fáceis de usar. Mais ou mesnos na linha das 2D, que são que a gente usa para imprimir textos e imagens.
As 3D trabalham com plástico derretido e produzem objetos. Ou seja, com uma impressora dessas a pessoa pode ter uma fábrica de pequena escala na sua casa.
Em alguns países elas já deixaram de ser algo restrito à indústria e estão sendo usadas em casas, estúdios e escritórios, Mas no Brasil isso ainda não acontece.
A oportunidade que se abre com o Matemáquina 3D é a de se criar um novo ambiente para a produção científica e tecnológica.
Há muita gente criando colaborativamente tecnologias socias, que podem se tornar o grande diferencial do desenvolvimento brasileiro. Mas para que isso ocorra, é preciso também colocar a mão no bolso. Assista ao vídeo e você vai entender melhor o que estou dizendo.