Escrito en
BLOGS
el
Na noite de ontem entrevistei pelo tuiter o candidato à presidência da República Plínio de Arruda Sampaio. A entrevista foi acompanhada ao vivo por centenas de tuiteiros. Infelizmente não foi possível interagir com todos e nem enviar ao Plínio todas as perguntas realizadas. Mas algumas foram feitas e podem ser observadas também neste post.
Entrevista ao vivo via tuiter é uma nova modalidade jornalística adotada por este blogue. Plínio foi o segundo a ser entrevistado neste formato. O primeiro, foi o deputado federal Dr. Rosinha (PR).
Novas entrevistas neste formato serão agendadas em breve. E serão anunciadas tanto por aqui quanto pelo meu tuiter: renato_rovai.
1) @pliniodearruda, se eleito presidente quais seriam as primeiras medidas que tomaria. Por quê?
Tweet 1 - As primeiras medidas serão: nenhuma propriedade rural com mais de mil hectares; redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
Tweet 2 - Educação e saúde pública, @renato_rovai.
2) @pliniodearruda, o senhor falou muito de distribuição de renda no debate. De que forma a realizaria?
Tweet 1 - @renato_rovai, as cinco medidas principais (acima) são todas distributivas. E de distribuição drástica.
3) Dos leitores @mitorinelli e @Theorodrigues - Caso eleito, como trabalharia a governabilidade? Com que partidos faria alianças?
Tweet 1 - Se o PSOL vencer a eleição é porque o povo entendeu a sua mensagem. A correlação de forças será totalmente outra, @renato_rovai.
Tweet 2 - E com apoio do povo não tem Congresso que negue uma medida proposta pelo governo. É isto que é democracia.
4) @pliniodearruda, depois da última disputa, como ficou sua relação com Heloísa Helena? Qual a diferença de projeto da sua candidatura e da dela?
Tweet 1 – Heloísa Helena é presidente do PSOL, já declarou que o PSOL tem candidato e respeitará a disciplina partidária. Não temos diferença de projeto.
5) O senhor é histórico defensor da reforma agrária, acredita que ela é possível sem democratizar as comunicações?
Tweet 1 - A reforma agrária é parte de um processo de profunda democratização do país, e que inclui obviamente a democracia da comunicação.
5) Do leitor @marcos__dantas - Qual a sua posição sobre a @reformaLDA (direitos autorais), Plano de Banda Larga e PL-29?
Tweet 1 - LDA: sou contra patentes, mas sem duvida é preciso proteger o autor individual da apropriação do seu esforço pelo capital.
Tweet 2 - PNBL: a favor em regime público; PL-29 sou contra, nosso pessoal da comunicação não concorda.
6) O senhor acredita na possibilidade de o Brasil implantar um modelo socialista hoje? Como?
Tweet 1 - O PSOL não está propondo nessa eleição a ruptura socialista, porque não há condições objetivas e subjetivas para tanto.
Tweet 2 - O programa eleitoral de 2010 inclui soluções concretas, reais, para os problemas atuais do povo brasileiro.
Tweet 3 - As medidas propostas criarão uma dinâmica política que satisfará as condições objetivas e subjetivas da ruptura socialista.
7) Como avalia os governos FHC e Lula? Nota é simplório, mas no tuiter funciona. Que nota dá para o governo de cada um deles?
twett 1: O gov FHC foi nefasto. O gov Lula é frustrante. Notas pros 2? FHC: de 5 a 10, dou 2. Lula: 3, recordação dos bons tempos.
8) @pliniodearruda imagino que o senhor quis dizer de 0 a 10, confere? Por que saiu de 5 a 10...
Tweet 1 - Não, é 5 a 10 mesmo. No meu tempo, abaixo de 5 era reprovado direto. Como o Fernando está abaixo da nota de reprovação.
9) Do leitor @RafaelBroz para @pliniodearruda - Não acha que o PSOL se prejudica ao ter uma postura anti-PT, não reconhecendo os avanços do governo?
Tweet 1 - Minha preocupação nesse debate é dizer a verdade. O voto deve ser uma decorrência dessa postura.
Tweet 2 – Os petistas do velho PT compreendem isso e sabem que eu os respeito muito.
10) Para terminar, qual é o seu grande objetivo nesta eleição? Que caminho o sr. sonha para o Brasil e para o PSOL?
Tweet 1 - Muito obrigado pela entrevista. Muito obrigado aos que acompanharam. O objetivo da campanha é mostrar a realidade ao povo.
Tweet 2 - Sobre os caminhos do Brasil, desejo um país sem desigualdade, próspero e soberano. Para o PSOL, êxito no esforço de reconstruir o socialismo.
Obrigado @pliniodearruda. Desejo-lhe sorte na caminhada. Essa foi a primeira entrevista com um candidato à presidência da República feita pelo tuiter. É uma novidade que ajuda na democratização da comunicação.