O que vi nestes três dias de resistência no Paraná foram professores que dedicaram as suas vidas ao magistério, cabelos brancos, senhoras de corpos frágeis, cadeirantes, numa categoria que é majoritariamente ocupada pelas mulheres.
Todas elas atacadas covardemente, seus corpos violados como descreve a professora arrastada que teve inclusive suas partes íntimas tocadas por policiais.
Nestes três dias de truculência institucional e de ataque sistemático à educação pública pelo governo tucano de Beto Richa, eu vi professores que por sucessivos governos tucanos viram a decadência da escola pública e resistiram, resistiram porque sabem que não há nada mais revolucionário que uma aula bem dada. Não há luta maior aos desmandos de políticos descompromissados com o povo que formar cidadãos críticos, leitores do mundo.
Eu vi professores com apoio de pais e alunos ao seu movimento de resistência ao desmonte da escola pública.
Eu vi professores protegendo suas crianças de creche das bombas de gás jogadas pela polícia que transformou o lugar do povo em praça de guerra.
Depois de assistir tanta barbárie sem poder fazer nada, vejo seres que não aprenderam nada na escola comemorando esta barbárie, escrevendo em suas páginas fascistas ataques aos professores, defendendo o indefensável com o velho discurso surrado contra sindicatos, centrais e contra o Partido dos Trabalhadores.
No discurso cínico, hipócrita destas páginas, seus autores diante do massacre da polícia militar, sob ordens do governador tucano Beto Richa, com a anuência da Assembleia Legislativa e da Justiça Paranaense, atribuem a barbárie ao Foro de São Paulo.
Vejo algumas destas páginas da direita comemorando o massacre de 200 professores com mais de uma dezena feridos gravemente.
Massacre de quem luta contra o desmantelamento da educação pública.
Massacre de quem luta pela garantia de direitos à aposentadoria dos servidores públicos do Paraná.
O nível de canalhice desta gente parece não ter nenhum limite.
Por isso, se você ouviu o discurso desta professora até o final e ela não te despertou nada, nenhum sentimento de solidariedade a esta luta legítima, se ela não te despertou indignação, se ela não te despertou revolta e um grande sentimento de impotência diante de tanta injustiça, você passou pela escola e nada aprendeu. Por favor, recolha-se à sua ignorância e não se sinta a vontade para neste blog se expressar.
Este blog é de luta e está de luto pela morte da democracia no Paraná, democracia assassinada pela truculência do governador tucano Beto Richa com a anuência dos demais poderes. Esse blog pode ao menos dizer não ao fascismo de quem naturaliza a barbárie e o fará.
Leia também
O GOVERNO DO PARANÁ “DEU UM TIRO” NO MEU PAI enquanto assessores de Richa celebravam o massacre Michele Lima: Denúncia, Beto Richa e Francischini atacam covardemente acampamento de servidores no Paraná