Levante Popular da Juventude escracha o coronel torturador Brilhante Ustra

Levante Popular da Juventude escracha Brilhante Ustra
31/03/2014

O escracho foi realizado no local onde reside o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que coordenou mais de 500 sessões de tortura em pessoas que lutavam contra a ditadura civil-militar no Brasil

Nesta segunda-feira (31), véspera do dia em que o Golpe Civil-Militar completa 50 anos, os movimentos Levante Popular da Juventude, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do MST promoveram, a partir das 15 horas, um ato de repúdio a todos os abusos e violências sofridos pelos militantes que lutaram contra as arbitrariedades impostas pelo regime de exceção que vigorou no Brasil até 1985.

O escracho foi realizado no local onde reside o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que coordenou mais de 500 sessões de tortura em pessoas que lutavam contra a ditadura militar no Brasil. Hoje com 81 anos, ele foi o único torturador da história do Brasil a receber uma condenação da Justiça, porém continua solto.

“O momento é importante, não apenas pela data, mas porque a disputa ideológica que levou o país ao golpe militar ainda está em aberto, com posicionamentos cada vez mais explícitos, inclusive na grande mídia, de grupos e setores interessados na repressão aos movimentos sociais e às manifestações de rua, que certamente se tornarão mais recorrentes nos próximos meses, com a realização da Copa do Mundo e das eleições 2014”, disse o comunicado de chamamento para o ato.
Leia também Memórias da ditadura militar de Alexandre Padilha, ex-ministro da saúde e o próximo governador do estado de São Paulo Ditadura Militar e genocídio indígena Levante Popular da Juventude escracha o coronel torturador Brilhante Ustra A mídia monopolizada – O Globo, JB, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo etc – apoiou o golpe de 1964 que depôs o presidente João Goulart Ditadura Militar e genocídio indígena