Estou num verdadeiro mergulho no SUS, conhecendo projetos interessantes, pessoas interessantes, experiências bem sucedidas, entrega e acolhimento, compromisso e responsabilidade com o direito à saúde do povo brasileiro.
Impressiona e muito a falta de visibilidade para tantas ações positivas que temos contato a todo momento, mas que infelizmente mesmo com uma mídia colaborativa como grupos da saúde mental, rede de quilombolas, blogueiros da saúde ou blogueiros envolvidos com a democratização da comunicação como é o meu caso não conseguimos contar a quem aqui não está o quanto esses vinte cinco anos de SUS solidificaram uma verdadeira política de Estado.
É impossível passar por aqui e não se alegrar, se fortalecer, se emocionar e ser completamente pareceiro dos militantes do SUS. Sim, esses profissionais da atenção básica são verdadeiros militantes da saúde pública.
O ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha ontem me disse: "Segura o choro, Maria Frô". É isso, por várias vezes me emocionei ao ouvir os relatos, ao ver gente que atravessou o país, passou 3 dias em um ônibus para estar aqui e trocar vivências para melhorar a realidade onde atua. Parabéns a esses guerreiros do SUS.
Eva, agente de saúde em Campinas que se superou ao terminar a corrida noturna durante a IV Mostra Conversa de Boteco, uma das experiências mais interessantes que vi e que mostram que o SUS pode e deve ser bem criativo pra levar atenção básica a todos os brasileiros. Neste caso, à população masculina adulta que não costuma fazer saúde preventiva. Neste a ação da UBS Vila Santa Marta, Zona Norte de São Paulo, antecipou inclusive a política nacional de saúde do homem. Vale a pena ver o SUS indo para os bares conversar e tratar os homens.
Os grupos de terceira idade que dançam com vigor e alegria mostrando que envelhecer é um processo natural, mas pode ser com muita qualidade
Saiba Mais
Maria do Socorro, presidenta do CNS, na abertura da IV Amostra
As experiências positivas do SUS que você precisa conhecer e apoiar: Árvore do Prazer
Conheça o SUS por quem faz o SUS: IV Mostra Nacional de experiências em atenção básica e saúde da família