Josué Medeiros: as pesquisas e algumas contas do 1º turno

Escrito en BLOGS el

Por Josué Medeiros*, em seu Facebook

09/10/2014

Acreditar em uma pesquisa que diz que a Dilma, com governo bem avaliado, terá menos votos no segundo turno do que teve no primeiro é tipo achar que o Flamengo será rebaixado. Só muita torcida contra pra embarcar nessa.

Hoje, no máximo até amanhã, veremos os institutos de pesquisa, na maior cara de pau ignorando os grosseiros erros do primeiro turno, publicar pesquisas que botam Aécio na frente da Dilma. O desespero tomará conta de geral.

Ainda acho que é preciso serenidade e frieza, e com isso vamos perceber que o quadro segue mais difícil pros caras do que pra gente.

A vantagem de Dilma sobre Aécio no Nordeste foi de 13 milhões de votos. Marina, nessa região, obteve 5 milhões. A vantagem de Aécio sobre Dilma em SP foi de 5 milhões de votos. Marina obteve, nesse estado, 5 milhões de votos. A vantagem de Dilma no eixo mais progressista do Sul/Sudeste (RJ, RS, MG) foi de 1 milhão e meio de votos. Marina obteve, nesse estados, 4 milhões e meio. Por fim, a vantagem nacional da Dilma foi de 8 milhões de votos.

O único cenário onde Aécio vence o pleito é ele levando o voto da Marina em todos esses "agregados". Ele precisa virar o jogo em RJ, MG e RS, aumentar a vantagem em SP, e pegar os votos da Marina no NE.

Sério mesmo, se ele conseguir isso será o maior feito da história eleitoral brasileira, fenômeno a desafiar cientistas sociais do mundo todo por décadas. A vida tá muito dura pra ele, não nos esqueçamos disso.

Serenidade para não perder a cabeça e para buscar os votos que restam.

Josué Medeiros*: UFRJ/IIEP-Intercambio Informações Estudos e Pesquisa