Foi de imediato: o prefeito Haddad reagiu prontamente a total falta de respeito, quebra de protocolo entre os poderes estadual e municipal, desrespeito de um ente federado por outro e respondeu em nota a ação desastrada da Polícia Civil, à revelia da prefeitura e do comando da Guarda Civil Metropolitana.
Prefeito Haddad na Cracolândia ao lado de uma dependente atendida pelo programa Operação Braços Abertos
Nota sobre operação na Cracolândia
De Secretaria Executiva de Comunicação
23/01/2014 às 19:29:00
A administração municipal foi surpreendida pela ação policial repressiva realizada hoje na região da Cracolândia pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Policia Civil.
A Prefeitura repudia esse tipo de intervenção, que fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química. A “Operação de Braços Abertos” é uma política pública municipal pactuada com o governo estadual, que preconiza a não-violência e na qual a prisão de traficantes deve ser feita sem uso desproporcional de força.
Agentes da Prefeitura trabalham há seis meses para conquistar a confiança e obter a colaboração das pessoas atendidas. A administração reafirma seu empenho na solução deste problema da cidade e manifesta sua preocupação com este tipo de incidente, que pode comprometer a continuidade do programa. E expressou essa posição diretamente ao Governo do Estado.
Secretaria de Comunicação Prefeitura de São Paulo
Leia também:
O que Alckmin tem a dizer sobre sua polícia sobrepor poderes e jogar uma ação da prefeitura no Lixo?
Nota Pública sobre o Programa Braços Abertos
Haddad trata dependentes de crack como gente: Operação braços abertos
Com a palavra os dependentes do crack atendidos pela Operação Braços Abertos
Documentário sobre a Cracolândia, domingo, não percam!
Documentário: ações higienistas na Cracolândia, SP
Raquel Rolnik: Pinheirinho, Cracolândia e USP: em vez de política, polícia!
Imagens da Proteção, do Bem-estar, da Justiça e da Segurança Pública de São Paulo