A afirmação acima é da professora Silvia Ramos da Universidade Cândido Mendes e não é gratuita: no Brasil para cada cem mil habitantes se mata mais de 150 jovens negros. Este número é 5 vezes maior que na Colômbia e 15 vezes maior que nos EUA. Estes são alguns dados do especial da TV Brasil exibido em 2011 sobre a situação da população negra no Brasil contemporâneo.
123 anos depois da abolição da escravatura, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo é maior do que o de brancos: o Brasil tem se assumido como um país negro também.
O tema deste episódio do programa O Caminhos da Reportagem é a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito.
Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra (2011), o programa vai mostrar a violência e a indignação cantadas no rap de Salvador, histórias de superação de famílias e um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um menino de rua que se tornou professor, uma editora de livros que investe na temática afro e o grupo de teatro Olodum, companhia que cria espetáculos a partir da tradição, histórias e temática negra. Reportagem: Luciana Barreto Edição: Isabelle Gomes Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício. TV Brasil.