Hoje pela manhã recebi o vídeo do jornal da TVT sobre a cobertura do encontro da presidenta com os movimentos sociais.
Como vocês podem ver, o repórter da TVT denuncia que a equipe da Tevê dos Trabalhadores fora impedida de cobrir o encontro.
Cobrei nas redes sociais explicações da SECOM sobre o ocorrido e recebi o comunicado oficial abaixo da Secretaria de Imprensa da Presidência da República
Prezada Conceição,
Informamos que todos os cinegrafistas e fotógrafos que estavam presentes ao início da reunião da presidenta da República com representantes das Centrais Sindicais foram autorizados a registrar a abertura do encontro. Apenas eventuais equipes retardatárias não tiveram condições de fazer a cobertura, mas tiveram, como sempre têm, as imagens oficiais, em foto e vídeo, divulgadas pela presidência, e que são captadas no mesmo momento dos veículos comerciais e institucionais.
O mesmo ocorreu na reunião de terça-feira (25/6), onde também foi liberado integralmente o acesso de fotógrafos e cinegrafistas que chegaram em tempo hábil para registrar a reunião da presidenta com os movimentos sociais.
A única restrição ocorrida, ontem, foi nas duas reuniões com os chefes de Poderes, realizadas em um espaço menor. Nesse caso, foi aberto o registro apenas aos setoristas e ao veículo da instituição da agenda específica: a TV Senado registrou apenas o encontro com os presidentes da Câmara e do Senado e a TV Justiça registrou somente a audiência com o presidente do STF. Ambas as emissoras tiveram à sua disposição o material oficial relativo às audiências não cobertas, da mesma forma que todos os demais veículos interessados.
Atenciosamente,
Secretaria de Imprensa da Presidência da República