Aos boquirrotos, desonestos intelectuais e assemelhados, tem uma coisa que vocês precisam aprender: se a militância real e concreta não se mobiliza e apóia e participa dos movimentos sociais eles não se fortalecem. Simples assim.
Aos pragmáticos que criminalizam até mesmo os seus, abram os olhos, reaprendam a sonhar.
SP: Nota da JPT pela reversão dos aumentos das passagens do transporte públicoDo site do PT
10/06/13 - 11h10
A mobilidade urbana é um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida de jovens e trabalhadores, seja por seu peso econômico, seja pela atenção às suas necessidades com garantia de conforto e segurança. O Governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital, ao elevarem o preço da tarifa de ônibus, trens e metrôs, prejudicam a locomoção de jovens e trabalhadores que, em sua maioria, dependem única e exclusivamente do uso de transporte público.
A juventude do PT integra há anos as lutas contra os aumentos das passagens por entender que estas medidas só favorecem o lucro das empresas, seja por meio da tarifa ou pelo aumento de subsídios. Ao mesmo tempo, aumenta a insatisfação dos usuários devido à péssima qualidade dos serviços prestados: ônibus e vagões lotados, trens e metrôs em panes constantes e atrasos e demoras nos deslocamentos.
Enquanto algumas cidades da Região Metropolitana e do Vale do Paraíba reduzem suas tarifas, beneficiando estudantes e trabalhadores, os aumentos da prefeitura da capital e do Governo do Estado oneram o orçamento de quem utiliza o transporte público e preservam a alta lucratividade das empresas.
Neste sentido, a Juventude do PT vem a público reivindicar a reversão dos aumentos das passagens e manifestar sua solidariedade e apoio aos movimentos que lutam contra esses aumentos. Mais que isso: conclamamos a militância petista a participar ativamente das manifestações e comitês, a começar pelo ato do dia 11 de junho, às 17h, na Praça do Ciclista, Av. Paulista! (grifos nossos)
É hora de ampliar a discussão rumo a uma política de transporte que contemple plenamente o direito de mobilidade da juventude e dos trabalhadores. Um passo decisivo neste sentido é a urgente implementação do bilhete único mensal e o transporte público 24h!
Pela imediata reversão dos aumentos!
Rogério Cruz Secretário Estadual da Juventude do PT-SP
Erik Bouzan Secretário Municipal da Juventude do PT de São Paulo
Leia também:
Leonardo Sakamoto só erra em achar que as ações autoritárias da PM são recentes
MPL em debate: o movimento é anti-petista?
MPL: “se a tarifa não baixar, a cidade vai parar”
Nota pública do Movimento Passe Livre sobre a luta contra o aumento
Nota à Imprensa: Movimento Passe Livre de São Paulo
Denúncia: Polícia impede que manifestantes presos do Movimento Passe Livre falem com seus advogados
Movimento Passe Livre: #ExisteAumentoemSP
Aos que querem desqualificar a luta da juventude por uma cidade de direitos