José Genoíno vive numa casa simples no Butantã e possui um patrimônio menor que o de muita gente que está por aí vomitando o ódio contra ele. Só isso já deveria ser uma das claras evidências da sua inocência - e outra evidência é o fato de que ele abriu seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, que também comprovam que ele não enriqueceu com a política, como muitos, incluindo gente que está há anos sendo investigada, que não consegue evadir as milhares de provas de sua corrupção, e que nunca chegou nem perto de uma cela.
Mas o Brasil é esse país onde se você tem dinheiro você não vai pra cadeia, e como José Genoíno não possui o nível de vida de um Serra ou de um Maluf, ele não pode escapar das grades e de certas situações não somente humilhantes, as quais ele não merece, mas até mesmo crueis, devido a como essa situação pode afetar a sua saúde.
Assim descreve sua filha Miruna Genoíno, que divulgou na manhã desta segunda-feira (18/11), esta nota para os amigos da família, para que as pessoas pudessem saber as condições desumanas que está vivendo o deputado, "confinado em uma cela em regime fechado, e sem poder sequer enviar cartas para a família", segundo ela. A família Genoíno tem tomado o cuidado de levar a nota somente a meios dispostos a mostrar a verdade a respeito da injustiça vivida por ele. O Blog da Maria Fro teve acesso à nota e conta com a autorização para divulgá-la aqui:
Amigos e amigas,
Hoje está sendo um dia difícil para a família, pois a cada dia que passa sem que alguma providência seja tomada, a saúde do meu pai se agrava. Estamos preparados para lutar até o fim e não iremos nos calar, nem hoje, nem nunca, e apenas contamos com vocês para ajudar-nos nessa saga, que atualmente não é nem mais por justiça e sim por dignidade humana.
Meu pai está confinado em uma cela, em regime fechado, e nem mesmo cartas à família ele pode mandar! Ele precisa de cuidados, amanhã PRECISA fazer um exame de sangue e não pode ficar sem se alimentar corretamente. Meu pai não vai abaixar o braço, não vai fraquejar, e ainda que nos custe, nós também não. Esperamos que outras pessoas que têm voz pública e política falem e nos ajudem, pois se a vida de meu pai sempre foi dedicada à política, que possamos garantir que a política não tire a vida dele.
(Miruna Genoíno)
Na noite desta mesma segunda-feira, uma nova nota foi divulgada, depois de uma pequena vitória conseguida no tribunal:
Queridos amigos e amigas, finalmente dentro de todo terror, uma pequena vitória, que foi a ida ao semi aberto. Continuamos na luta pela prisão domiciliar e pelo cuidado com a saúde de meu pai. E continuamos no agradecimento profundo a tantas demonstrações de carinho de vocês, grandes amigos e amigas.
(Miruna Genoíno)
Apesar disso, a situação que vive José Genoíno ainda não é das melhores, já que certo setor da imprensa hegemônica insiste em atacá-lo dizendo que está bem de saúde, ignorando propositalmente os problemas cardíacos que vem apresentando nos últimos anos - numa manipulação típica do jornalismo mais irresponsável.