Policial da GCM que ofendeu skatista foi filmado agredindo camelô em outubro

Escrito en BLOGS el

Dica do Fabrício Lima a respeito desta notícia aqui: GCM agride skatistas na Praça Roosevelt e bota pra correr senhoras ambulantes na Sé

Policial da GCM que ofendeu skatista foi filmado agredindo camelô em outubro

Guarda Civil Metropolitana tem histórico de agressões contra moradores de rua

Por: Renato Souza,  no Alô

08/01/2013 00h26

REPRODUÇÃO/SBT

Policial Luciano Medeiros aparece agredindo camelô em reportagem de outubro. O policial Luciano Medeiros, que foi filmado agredindo um skatista na última sexta-feira (04), na Praça Roosevelt, na região central de São Paulo, seria autor de outras agressões. O último flagra foi feito no dia 30 de outubro, também no centro de São Paulo. O agente da lei aparece nas imagens do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), agindo violentamente contra um camelô.

Nas imagens, Luciano está sem farda e torce o braço do camelô, enquanto o vendedor ambulante grita de dor. O camelô aparece no chão com vários ferimentos pelo corpo. Na ocasião, a população teria sido afetada pela truculência da ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ainda há registros de outros casos de agressões por agentes da GCM.

Em outra ação, também em 2012, uma moradora de rua, que é formada em letras teve seus livros levados por policiais. A mulher vendia os livros para comprar alimentos, já que não tinha trabalho nem residência fixa. Em outra ação mais revoltante, um guarda da GCM aparece jogando spray nos olhos de um morador de rua, que de acordo com imagens do SBT, não oferecia ameaça ao policial.

O vídeo com as agressões aos skatistas foi postado na internet, e em menos de 24 horas obteve mais de meio milhão de acessos. As imagens indignaram e chocaram internautas de todo o Brasil. O grupo de hackers Anonymous invadiu o site da GCM e divulgou o endereço e telefone do policial que aparece nas imagens.

Devido a agressão contra os skatistas, Luciano Medeiros foi afastado temporariamente dos trabalhos externos, mas continua na corporação. Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que não tolera ações truculentas e afirmou que os envolvidos vão ser ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis.

Veja a reportagem:

Blitz da guarda civil gera confusão no centro de São Paulo 

Veja outra reportagem onde um guarda da GCM joga spray de pimenta nos olhos de um morador de rua:

Guardas agridem e levam pertences de moradores de rua em SP 

Leia também:

GCM agride skatistas na Praça Roosevelt e bota pra correr senhoras ambulantes na Sé

GCM do desgoverno de Kassab, a cria de Serra, espanca morador de rua

Ocupa São João: Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito

Decisão judicial desaloja 230 famílias na Avenida São João e elas não podem ficar nem na calçada sem apanhar